Atualizada às 12h23
A manhã desta quinta-feira (31) foi de movimentação tranquila e descumprimento de normas sanitárias no Terminal Integrado de Passageiros (TIP) do Recife, localizado na Várzea, Zona Oeste da capital. A reportagem da TV Jornal esteve no local e flagrou aglomerações na entrada do embarque. Entre o feriado de Natal e o dia 4 de janeiro, o TIP espera que passem 36 mil passageiros. Somente do início da semana até a próxima segunda-feira, 16 mil pessoas devem utilizar a rodoviária para deslocamentos.
Os principais destinos em Pernambuco são Caruaru, Gravatá, Garanhuns e Vitória de Santo Antão. Fora do Estado, João Pessoa, Fortaleza, Maceió e São Paulo são os destinos mais procurados.
Apesar da movimentação tranquila, os ônibus que deixaram o terminal na manhã desta quinta-feira rumo a Caruaru e Gravatá estavam lotados. Os passageiros reclamaram das filas e da demora para o embarque, além do descumprimento de medidas para evitar a disseminação do novo coronavírus, como o distanciamento.
Para atender a demanda, houve incremento de 16 carros nas frotas neste fim de ano, número 30% inferior ao mesmo período do ano passado. As empresas que operam esses veículos já avisaram, no entanto, que mais carros podem ser disponibilizados, dependendo da procura dos passageiros.
Em nota, a assessoria do TIP informou que monitora o cumprimento das regras de prevenção do novo coronavírus por meio de rondas e monitoramento de câmeras. Disse ainda que funcionários orientam as pessoas que não estão respeitando as medidas.
É obrigatório o uso de máscara e álcool em gel. Os passageiros que entram no TIP também têm a temperatura checada e são orientados a obedecer a sinalização em filas e assentos.
Nas estradas, a movimentação de veículos tem sido intensa na manhã desta quinta-feira (31). Segundo a Polícia Rodoviária Federal, apesar da alta movimentação, a circulação de veículos flui bem em diversos pontos do Estado.
Na BR-232, no Curado, na Zona Oeste do Recife, a movimentação acontece sem retenção, mas com trânsito intenso em ambos os sentidos, capital e interior. O mesmo acontece em Gravatá. Na BR-101 Norte, em Igarassu, o trânsito de veículos acontece tranquilamente. Na Sul, o balanço é o mesmo.