medo

Violência provoca onda de medo nos moradores de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife

De acordo com os residentes do local, houve um crescimento significativo do tráfico de drogas, assaltos e arrombamentos no bairro

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 26/01/2021 às 18:39 | Atualizado em 26/01/2021 às 18:55
Notícia
X

Com informações de Michael Carvalho, da TV Jornal

A onda de violência nas ruas de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, vista nas últimas semanas, tem provocado uma mudança no comportamento dos moradores do bairro assim que anoitece. Agora, as ruas contam com uma movimentação bem menor que antes, porque o medo toma conta da população.

De acordo com os moradores do local, houve um crescimento do tráfico de drogas, assaltos e arrombamentos no bairro. Um dos crimes foi filmado por uma câmera de segurança, que na última sexta-feira (22), segundo os moradores, registrou o momento em que um homem pula o muro da Paróquia Coração Imaculado de Maria para roubar itens do local.

Além disso, áudios de ameaças feitas por supostos traficantes nas redes sociais também têm sido motivo de preocupação para quem vive no lugar.

"Ô meu mano, pega a visão geral aí. Quem entrar aí dentro da colônia agora de capacete ou então de carro aí, passeando de carro dentro das ruas, é para meter bala. Se for morador, abaixa o farol, tira o capacete. Se for de carro, deixe o carro na esquina e venha para dentro da colônia, porque se alguém entrar dentro da colônia de capacete ou com os vidros do carro fechados, é para meter bala", disse uma voz em um dos áudios.

O aposentado Inaldo Santos é morador da Brasília Teimosa e, por medo, só tem saído de casa quando é extremamente necessário. Ele se queixa da falta de policiamento pelas ruas do bairro. "Muito difícil ver policiamento aqui, não tem de jeito nenhum. Antigamente existia um posto policial, mas agora não tem nada aqui. Um bairro tão grande como esse sem policiamento nenhum", declarou.

Como forma de tentar solucionar o problema, os moradores da comunidade têm realizado reuniões para cobrar da polícia um trabalho mais estratégico de combate à violência. "Precisa ser ostensivo, precisa de muito mais. por sinal até agora eu ainda nenhuma viatura dentro da própria comunidade e isso realmente nos preocupa", disse o presidente do Conselho de Moradores de Brasília  Teimosa, Wilson Lapa.

Procurada pela reportagem da TV Jornal, a Polícia Militar de Pernambuco informou que a segurança no bairro foi reforçada com equipes do grupo de apoio tático itinerante e moto patrulheiros. Ainda segundo o texto, o grupo tático aéreo da Secretaria de Defesa Social também irá atuar, durante toda essa semana, realizando sobrevoos noturnos pelo bairro.

Dados

Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), em 2020 houve uma queda de 41% na quantidade de crimes violentos contra o patrimônio em relação ao ano de 2019. No entanto, a comparação entre os dois anos também aponta uma alta de 8% nos homicídios.

Esses dados, no entanto, são referentes à Área Integrada de Segurança 3, que corresponde a diversos bairros da Zona Sul do Recife, entre eles Brasília Teimosa, de acordo com com o governo de Pernambuco. 


 

 

Tags

Autor