OFICINA

Em clima de Carnaval, Museu da Cidade do Recife promove o Baile da Vida

O equipamento cultural também vai inaugurar uma exposição fotográfica com imagens de mascarados dos antigos carnavais

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 02/02/2021 às 15:20 | Atualizado em 02/02/2021 às 16:03
Notícia
X

Apesar da suspensão da festividade e do ponto facultativo do Carnaval 2021 em Pernambuco por conta da pandemia da covid-19, o clima carnavalesco parece ter nascido junto com os recifenses. Para quem busca formas de celebrar a data e manter os cuidados necessários na prevenção da doença, o Museu da Cidade do Recife, localizado na Praça das Cinco Pontas, no bairro de São José, Centro do Recife, promove neste sábado (6) a oficina gratuita "O baile da Vida".

>> Carnaval de 2021 é oficialmente suspenso em Pernambuco

>> Governo de Pernambuco determina expediente normal no período de Carnaval 2021

Durante a atividade será possível transformar as máscaras utilizadas na prevenção à covid-19 em fantasias. Também no sábado, o equipamento cultural irá inaugurar a exposição fotográfica Baile da Vida, com imagens de mascarados dos antigos Carnavais.

Nela, visitantes poderão conferir registros de mascarados ao lado de passistas de frevo, rainhas de maracatu, caboclinhos, palhaços, baianas e marinheiros nas ruas do Recife. As imagens históricas foram registradas entre as décadas de 40 e 60 e são de autoria dos fotógrafos Alexandre Berzin, Romildo Carvalho, Severino Fragoso, Mário de Carvalho, Antônio Tenório e José Césio Regueira Costa.

Oficina

Comandada pelo arte-educador Emerson Pontes a partir das 15h do sábado (6), a oficina será realizada ao ar livre, no gramado da Praça D'armas, respeitando o distanciamento entre as famílias e os protocolos de prevenção da covid-19. O uso de máscaras será obrigatório. O local também disponibilizará álcool em gel para os participantes. Com número limitado de vagas, o local realizará a distribuição de senhas por ordem de chegada a partir das 14h. As crianças que forem participar do evento deverão estar acompanhadas por um responsável.

Divulgação/Museu da Cidade do Recife
Oficina acontecerá no gramado da Praça D'armas do Museu - Divulgação/Museu da Cidade do Recife

No dia da oficina, o Museu venderá kits individuais no valor de R$5 cada para a realização da atividade. O kit conta com uma máscara, lantejoulas, fitinhas de tecido e outros materiais carnavalescos. Quem preferir, pode levar a máscara de casa e o material individual.

Mostra virtual

Quem não puder comparecer, poderá conferir imagens da exposição e um tutorial da oficina nas redes sociais do Museu. Na próxima segunda-feira (9), um vídeo com dicas do arte-educador Emerson Pontes trará dicas para os pais e tios que queiram fazer a atividade com as crianças em casa. As fotografias da exposição "O baile da Vida" também serão postadas no Facebook do Museu.

Tags

Autor