PANDEMIA

Governo de Pernambuco anuncia reforço de mais de 1,6 mil profissionais nas fiscalizações contra a covid-19

O Estado está numa fase de medidas mais restritivas desde essa quarta-feira (3)

Imagem do autor
Cadastrado por

Rute Arruda

Publicado em 04/03/2021 às 19:03 | Atualizado em 05/03/2021 às 10:24
Notícia
X

Atualizada na sexta-feira, dia 5 de março*

Nessa quarta-feira (3), Pernambuco entrou em uma fase mais restritiva em relação ao enfrentamento do novo coronavírus. Serviços não essenciais estão proibidos entre 20h e 5h de segunda a sexta-feira e não podem funcionar nos finais de semana. As medidas são válidas, inicialmente, até o dia 17 de março. Para reforçar a fiscalização durante esse período, o secretário executivo de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, anunciou, durante coletiva de imprensa online nesta quinta-feira (4), que serão colocados nas ruas mais 1.690 profissionais, que serão distribuídos em 3.400 postos de trabalho.

>> Bares, restaurantes e comércio fechados. Pernambuco tem primeira noite com mais restrições para conter covid-19

>> Pernambuco tem primeira noite com mais restrições para conter covid-19; veja imagens

>> Saiba o que abre e o que fecha em Pernambuco com as novas restrições contra a covid-19

"Isso representa um investimento de mais de 720 mil reais para que a gente possa, em conjunto com os municípios, fiscalizar todas as áreas que precisam ser fiscalizadas para o cumprimento dessas novas medidas que foram recentemente indicadas para que a gente possa reduzir a propagação desse novo momento de forte de transmissão", disse Freire. 

Ainda segundo o secretário executivo, houve uma reunião com representantes dos municípios litorâneos de Pernambuco para pactuar fiscalizações específicas para a região de praias e parques, proibidos nos finais de semana. "É importante que a gente mantenha essa não utilização das praias nos finais de semana. Nós estaremos com equipes das polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, em conjunto com as equipes municipais e estaduais, como o Procon e Apevisa, para que, realmente, as praias e parques não sejam utilizados", comentou. Humberto Freire disse que, desde o reforço dos novos profissionais, 34 estabelecimentos comerciais foram interditados e 21 pessoas foram conduzidas às delegacias. 

>> Funcionamento dos parques e praias de Pernambuco está restrito

>> Confira as regras de funcionamento válidas para templos religiosos de Pernambuco nos próximos 14 dias

>> Governo de Pernambuco alerta para aumento do número de casos da covid-19 em jovens

>> 'Estamos no início de um período que deve ser muito duro', alerta secretário sobrecovid-19 em Pernambuco

Segundo o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Pernambuco, nesta primeira noite de medidas mais restritivas, três lojas de conveniência, localizadas nos bairros de Campo Grande e Hipódromo, na Zona Norte do Recife, e Casa Caiada, em Olinda, foram autuadas por estarem funcionando fora do horário permitido.

As fiscalizações contaram com equipes do Procon Pernambuco, Procon Recife, Corpo de Bombeiros, Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) e Polícia Militar. Os agentes também serão deslocados para as praias do litoral pernambucano.

"É importante que a população e os comerciantes compreendam que não temos interesse em fechar nada, em prejudicar nenhum setor. Mas a situação é de emergência e precisamos cumprir as medidas para preservar a vida das pessoas", ressaltou o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico.

Freire reforçou que casos de desobediência e de desacato serão conduzidos às unidades da Polícia Civil. “Mesmo sem haver flagrante, o inquérito pode ser instaurado pela Polícia Civil e os envolvidos serão responsabilizados”, frisou o secretário executivo. Essas pessoas estarão sujeitas a detenção de um mês a um ano, além de multa. O crime de infração de medida sanitária preventiva está previsto no Código Penal Brasileiro, no artigo 268.

Denúncias podem ser feitas das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, no 0800.282.1512, ou de domingo a domingo, 24 horas por dia, no WhatsApp - 81 3181.7000 ou no Instagram - @proconpe.

*Errata: Anteriormente, a reportagem informava o reforço de mais 3 mil profissionais nas ruas de Pernambuco durante o período de restrição. Depois, a matéria foi corrigida, pois serão colocados mais 1.690 profissionais, distribuídos em 3.400 postos de trabalho.

Tags

Autor