RELIGIÃO

Prefeitura de Bezerros, no Agreste, inclui igrejas e templos como atividades essenciais

A decisão permite que os locais funcionem presencialmente durante toda a semana, mesmo durante a vigência das restrições do Governo do Estado

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 09/03/2021 às 12:33 | Atualizado em 09/03/2021 às 13:01
Notícia
X

A Prefeitura de Bezerros, no Agreste de Pernambuco, decretou que as igrejas e templos são atividades essenciais na cidade. A decisão está contida no Decreto Municipal Nº 2.414, publicado nesta terça-feira (9), e permite que os locais funcionem presencialmente durante toda a semana mesmo durante a vigência das restrições do Governo do Estado, que proíbem que atividades não essenciais funcionem nos finais de semana e após as 20h durante a semana.

Desde que as medidas restritivas foram anunciadas pelo gestão estadual, com intenção de frear a contaminação pela covid-19 em Pernambuco, e de abaixar a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), representantes de igrejas evangélicas e católicas de todo o Estado protestam que as atividades religiosas sejam inclusas como essenciais.

O decreto de Bezerros, válido apenas para o município, leva em consideração que, nesses tempos de fechamento de atividades e de isolamento social, há sérias e graves consequências para o estado mental das pessoas, tais como transtorno de ansiedade, depressão, doenças psiquiátricas e muitas outras.

Por nota, a Prefeitura argumenta que a fé e o culto religioso, bem como as igrejas e os templos religiosos, minimizam consequências psicológicas causadas pelo isolamento social, e que foram inclusas, inclusive, como atividades essenciais pelo governo federal.

Critérios para funcionamento de templos e igrejas

  • I – Presença nos cultos e templos até a capacidade de 30% do espaço;
  • II – Distanciamento social de 1,5 metro;
  • III – Disponibilização de álcool gel;
  • IV – Uso obrigatório de máscaras.

A Prefeitura de Bezerros reforça, ainda, o pedido e orientação para que toda população use máscara de proteção individual, álcool gel e mantenha o distanciamento social.

Tags

Autor