MULHERES QUE FAZEM A DIFERENÇA

Conheça Izabela Barbosa, a primeira mulher âncora do TV Jornal Notícias, em Caruaru

Ao enfrentar obstáculos por ser mulher, jornalista aprendeu a dialogar mais para contornar dificuldades

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 11/03/2021 às 11:30 | Atualizado em 12/03/2021 às 14:24
Notícia
X

Desde que iniciou, aos 19 anos, o curso de jornalismo no Centro Universitário UniFavip, em Caruaru, Izabela Barbosa, 37 anos, já tinha em mente o sonho de estruturar sua carreira profissional na televisão. Com foco e determinação, ela lutou bastante para vencer as barreiras impostas pelos padrões de então, que tinham apenas presenças masculinas na ancoragem dos telejornais.

“Ainda no quarto período, fiz uma seleção de estágio na extinta TVi e acabei passando. Depois, o Sistema Jornal do Commercio assumiu a emissora e, a partir daí, fui galgando meu espaço no jornalismo. Aqui comecei como produtora, depois repórter, editora de texto e chefe de reportagem. Depois de alguns anos, surgiu a oportunidade de me tornar coordenadora da Rádio Jornal Caruaru e aceitei o desafio. Hoje, além da função, também sou apresentadora do TV Jornal Notícias, a primeira mulher a apresentar esse telejornal aqui na cidade”, relembra, orgulhosa, Izabela.

Leia também:

>>Protagonismo que faz a diferença: designer de moda Mércia Moura mudou a própria vida e a de mais de 300 mulheres

>>Determinação que faz a diferença: conheça a trajetória da empreendedora Eliane Melo

>>Vídeos destacam valor feminino em série do Sistema JC 

Exibido no horário nobre da TV Jornal Interior, o TV Jornal Notícias é um dos principais telejornais da emissora, de caráter opinativo, que até então tinha sido apresentado apenas por homens. Ao assumir o cargo, Izabela conta que foi se sentiu muito desafiada, porque sentia ser necessário dar uma nova roupagem ao programa, adaptando-o ao tom dela, conquistando assim mais audiência.

LUISI MARQUES/JC IMAGEM
Izabela começou como estagiária e hoje desempenha a função de coordenadora da Rádio Jornal Caruaru, além de apresentar o TV Jornal Notícias - LUISI MARQUES/JC IMAGEM

“O desafio foi o grande motivador para consolidar minha carreira no jornalismo. No começo, senti algumas dificuldades porque a maioria das equipes eram compostas por homens e isso despertou em mim a capacidade de abrir mais diálogo para poder gerir essas equipes. O público, em casa, também me abraçou. Isso me ajudou muito a encontrar a nova ‘cara’ do TV Jornal Notícias. É desafiador, mas com muito respeito e diálogo a gente consegue ajustar tudo”, pontua.

Leia também: 

>>Mês da Mulher ganha foco com iniciativas diversas do SJCC

>>Pioneirismo feminino ganha voz no debate da Rádio Jornal

Hoje, Izabela é mãe de duas meninas de 6 e 3 anos de idade, se sente mais do que realizada na profissão e é uma das milhões de mulheres que fazem a diferença em sua área de atuação.

Assista ao vídeo abaixo e conheça mais sobre Izabela Barbosa:

Tags

Autor