COVID-19

No Agreste do Estado, Polo de Confecções sofre com diminuição no número de vendas

Feirantes afirmam que o funcionamento das três feiras do polo em um único dia estaria dividindo os compradores

Imagem do autor
Cadastrado por

Danielle Santana

Publicado em 15/03/2021 às 16:25
Notícia
X

Com o horário de funcionamento alterado por conta do endurecimento das medidas de restrições em Pernambuco, o Polo de Confecções do Agreste do Estado está sofrendo com a diminuição do movimento nos últimos dias. De acordo com comerciantes da área, o maior volume de vendas tem sido feito para pessoas da região que fazem compras no varejo. Feirantes afirmam que o funcionamento das três feiras do polo em um único dia estaria dividindo os compradores. 

Em Caruaru, no Parque 18 de Maio, as vendas presenciais podem ser realizadas das 5h da manhã até às 13 hrs, até a próxima quinta-feira (18), quando começam a valer as medidas mais rigorosas do combate a doença no Estado. De acordo com a Associação da Feira da Sulanca de Caruaru, a queda nas vendas pode ser explicada pela ausência de compradores de outros estados. Já em Toritama, cidade conhecida como a Capital do Jeans, o movimento está dentro do esperado, de acordo com a assessoria. Durante os finais de semana, as vendas estão sendo feitas no sistema delivery. Nesta segunda-feira (15), compradores puderam escolher as peças pessoalmente no Parque das Feiras, que está funcionando até às 16h.

No Moda Center Santa Cruz, a maior parte das vendas tem sido feitas por meio da entrega de mercadorias no atacado para ônibus vindos de outros estados. Apesar da movimentação estar abaixo do esperado para esta temporada, a expectativa é que uma melhora nas vendas aconteça a partir do mês de abril.

Descumprimento das medidas de prevenção

Nas cidades, é possível observar o desrespeito ao cumprimento do distanciamento social e ao uso de máscaras, medidas obrigatórias no combate à covid-19. Na feira livre do Parque 18 de Maio, a equipe de reportagem do JC constatou diversas pessoas utilizando a máscara de forma incorreta ou até mesmo sem o item de proteção. 

Mesmo sem poder funcionar durante os fins de semana, a tradicional Feira do Troca de Caruaru estava aberta. Lá, era possível observar aglomerações de vendedores e clientes. Alguns ruas depois, na Feira da Sulanca, que também não está autorizada a realizar vendas presenciais durante os finais de semana, um box de vendas estava aberto. 

Nesta segunda-feira (15), ao anunciar as restrições mais rígidas no Estado, o governador Paulo Câmara destacou que "infelizmente, nem todos têm compreendido a gravidade da situação e a necessidade de seguir os protocolos. O número de casos e de mortes continua subindo. A pressão sobre o sistema de saúde também. A mais grave penalização, é perder vidas, e nossa maior missão, é protegê-las. Temos esse compromisso".

Crédito

O governador de Pernambuco anunciou neste domingo (14), a criação de uma nova linha de crédito emergencial para micro e pequenas empresas, que tiveram as atividades prejudicadas pelos efeitos da pandemia do novo coronavírus. Segundo o governador, os empréstimos serão de até R$ 50 mil por empresa, parcelados em até 30 meses, com um prazo máximo de até seis meses de carência para início do pagamento. No sábado (13), o gestor estadual já havia divulgado o lançamento de medidas para facilitar o pagamento do ICMS e de dívidas tributárias para microempresários.

 

Tags

Autor