ALERTA

Em seis dias, Defesa Civil do Recife já recebeu 949 chamados por conta das chuvas

Apac contabilizou o acumulado de 326,30 mm de precipitação na capital durante o período

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 14/04/2021 às 17:22 | Atualizado em 14/04/2021 às 18:51
Notícia
X

Desde a última sexta-feira (9), Recife sofre com alto volume de chuvas. Até esta quarta-feira (14), a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) contabilizou o acumulado de 326,30 mm de precipitação na capital, o maior índice pluviométrico identificado em todo o Estado de Pernambuco no período. A quantidade de água fez com que a Defesa Civil da cidade recebesse 949 ocorrências nos últimos seis dias, entre pedidos de lonas e solicitações de vistorias.

Ao todo, Recife tem 67% de sua área correspondente aos morros. Para atender a população e mitigar os danos, a prefeitura da cidade afirma que mais de mil profissionais, de áreas como a Defesa Civil, Emlurb e CTTU, estiveram envolvidos nos trabalhos.

Além disso, a Defesa Civil informou que, de fevereiro até agora, 32 canais foram limpos e outros 12 estão com a intervenção em andamento, e mais de 30 mil toneladas de resíduos foram retiradas. A gestão também diz que é feita a limpeza de galerias e canaletas em diversas ruas e avenidas e, principalmente, em áreas mais críticas de acúmulo de água das chuvas.

Desses pontos críticos, cerca de 50 vias já receberam o serviço de desobstrução e limpeza, totalizando até agora a retirada de mais de 3.400 toneladas de resíduos, o que beneficia 33 km de extensão de rede de microdrenagem.

"Já foram concluídas 42 obras do Programa Parceria, beneficiando 176 famílias, e estão em andamento outras 277, que garantirão mais segurança para 1162 famílias. No Parceria, a Prefeitura fornece material e orientação técnica para intervenções em morros e área plana, e a população entra com a mão de obra. A geomanta está sendo aplicada em diversos locais, totalizando 166 famílias beneficiadas. Só este ano, a Prefeitura do Recife já iniciou 13 obras de contenção definitiva na cidade, totalizando um investimento na ordem de 21,5 milhões de reais", disse a gestão em nota.

A PCR garantiu que estão em andamento outras 17 intervenções do mesmo tipo iniciadas no ano de 2020 e que serão concluídas ainda este ano. um aporte financeiro na ordem de R$ 25 milhões foora destinado a essas ações, e a atual gestão já entregou para a população sete contenções definitivas de encostas. Um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões.

A Defesa Civil assegurou monitorar toda a área de risco e que está sempre de prontidão para atender aos chamados, que devem ser feitos pelo 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento acontece 24h por dia. Sempre que necessário, os técnicos retornam aos locais para fazer o acompanhamento da situação. No caso de risco muito alto (Risco 4), é necessário remover a família para outro local.

Tags

Autor