Parte do patrimônio histórico, pequenas capelas centenárias são requalificadas em Olinda
Os nichos, localizados em locais estratégicos, como, por exemplo, Alto da Sé e nos Quatro Cantos, abrigavam imagens católicas e serviam de pontos de parada e preces na Via Sacra
Seis nichos localizados no Sítio Histórico de Olinda passaram por requalificação durante duas semanas. As estruturas são pequenas capelas que, no passado, abrigavam imagens católicas e serviam de pontos de parada e preces na Via Sacra. A Prefeitura de Olinda não soube informar o valor da restauração, porque foram utilizados insumos já presentes nas atividades cotidianas do município.
A iniciativa foi da secretaria executiva de Patrimônio, que realizou serviços de pintura, reparos da estrutura, limpeza e outras intervenções necessárias, segundo a gestão. Os nichos estão localizados em locais estratégicos, como, por exemplo, Alto da Sé e nos Quatro Cantos. As obras acabaram na última segunda-feira (19).
- Circuito Digital da Poesia une design e cultura para valorizar patrimônio do Recife
- Governo de Pernambuco elege seis novos Patrimônios Vivos da cultura no estado; veja a lista
- Dez patrimônios do Carnaval de Pernambuco que vão te fazer sentir saudade da folia em 2021
- Pernambuco comemora o Dia Mundial do Cuscuz, Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado
- Fundaj quer tornar Paixão de Cristo de Nova Jerusalém Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil
- João Campos anuncia projeto que cria Patrimônio Vivo do Recife para homenagear artistas locais
A pasta diz seguir trabalhando na preservação de outros equipamentos, com manutenção e limpeza nas bicas centenárias, requalificadas em 2018, por exemplo, e na Praça do Carmo, com serviços de pintura, recuperação de equipamentos e limpeza. A prefeitura ainda cita o restauro da Igreja de São Pedro, no Carmo.
Segundo o secretário executivo da pasta, Odin Neves, o cuidado com o legado centenário é diário. “A cidade de Olinda é conhecida no mundo inteiro por nossas belezas históricas. Temos essa preservação como um norte e vamos seguir trabalhando na manutenção e no restauro desses importantes equipamentos que formam a identidade da nossa gente”, afirmou o gestor.