PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Parte do patrimônio histórico, pequenas capelas centenárias são requalificadas em Olinda

Os nichos, localizados em locais estratégicos, como, por exemplo, Alto da Sé e nos Quatro Cantos, abrigavam imagens católicas e serviam de pontos de parada e preces na Via Sacra

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 22/04/2021 às 12:09 | Atualizado em 27/04/2021 às 11:18
Notícia
X

Seis nichos localizados no Sítio Histórico de Olinda passaram por requalificação durante duas semanas. As estruturas são pequenas capelas que, no passado, abrigavam imagens católicas e serviam de pontos de parada e preces na Via Sacra. A Prefeitura de Olinda não soube informar o valor da restauração, porque foram utilizados insumos já presentes nas atividades cotidianas do município.

A iniciativa foi da secretaria executiva de Patrimônio, que realizou serviços de pintura, reparos da estrutura, limpeza e outras intervenções necessárias, segundo a gestão. Os nichos estão localizados em locais estratégicos, como, por exemplo, Alto da Sé e nos Quatro Cantos. As obras acabaram na última segunda-feira (19).

A pasta diz seguir trabalhando na preservação de outros equipamentos, com manutenção e limpeza nas bicas centenárias, requalificadas em 2018, por exemplo, e na Praça do Carmo, com serviços de pintura, recuperação de equipamentos e limpeza. A prefeitura ainda cita o restauro da Igreja de São Pedro, no Carmo.

Segundo o secretário executivo da pasta, Odin Neves, o cuidado com o legado centenário é diário. “A cidade de Olinda é conhecida no mundo inteiro por nossas belezas históricas. Temos essa preservação como um norte e vamos seguir trabalhando na manutenção e no restauro desses importantes equipamentos que formam a identidade da nossa gente”, afirmou o gestor.

Tags

Autor