CRISE

Procura por túmulos teve aumento de 200% em Olinda

A informação foi repassada pela Secretaria de Gestão Urbana do município

Imagem do autor
Cadastrado por

Rute Arruda

Publicado em 06/05/2021 às 17:29 | Atualizado em 07/05/2021 às 9:25
Notícia
X

atualizada às 19h37

A Prefeitura de Olinda afirmou, nesta quinta-feira (6), que a procura por túmulos teve aumento de 200% quando comparado os meses de maio de 2020 e 2021. A informação foi divulgada à TV Jornal, que procurou a gestão municipal após a família da doméstica Sandra Helena Freitas da Silva, 56 anos, que faleceu ao passar por uma calçada alagada no bairro do Varadouro nessa quarta-feira (5), encontrar dificuldades para realizar o sepultamento da vítima.

>> Mulher morre ao passar por alagamento em Olinda e polícia investiga se há marcas de choque elétrico

De acordo com a Secretaria de Gestão Urbana do município, por causa desse aumento, que vem sendo registrado desde março de 2020 e alcançou "ponto crítico" neste mês de maio, atrasos nos enterros podem ocorrer. A família de Sandra Helena relatou que, por conta da superlotação, o enterro foi remarcado para as 15h desta quinta-feira (6). A despedida ocorreu no Cemitério de Guadalupe, na área do Sítio Histórico. 

O município de Olinda possui dois cemitérios públicos. Um no bairro de Águas Compridas e outro no Guadalupe. Segundo a Secretaria de Gestão Urbana, em 2020, foi adquirido um terreno e o número de túmulos no Cemitério de Águas Compridas foi ampliado.

A prefeitura disse que, atualmente, está reorganizando o espaço do cemitério e espera que 40 vagas sejam abertas nos próximos dias. O local possuía 1.219 covas e, com a expansão, chegou a 1.364. Foram criadas mais 145.

"Desde o final de 2020, a Prefeitura está trabalhando em busca de novos espaços apropriados para a ampliação do cemitério de Águas Compridas. Mas, devido às exigências sanitárias e ambientais, tem encontrado muita dificuldade. Paralelo a isso, a Secretaria de Gestão Urbana de Olinda está contratando vagas em cemitérios privados da cidade. Com essas medidas, hoje, não há falta de túmulos na cidade de Olinda e todos os olindenses estão sendo atendidos", diz um trecho da nota.

No entanto, o Cemitério do Guadalupe não há autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para ampliação porque está localizado no Sítio Histórico. Ele possui 1.380 covas.

Mulher morre ao passar por alagamento em Olinda 

A doméstica Sandra Helena Freitas da Silva, 56 anos, faleceu após passar por uma calçada alagada no bairro do Varadouro, em Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR), nessa quarta-feira (5). O local estava com acúmulo de água devido às fortes chuvas que atingiram o Grande Recife durante a madrugada.

O caso está sendo investigado para identificar a causa da morte, que pode ter sido provocada por descarga elétrica. Por meio de nota, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informou que retornou ao local na manhã desta quinta-feira (6) para realizar novas inspeções nas caixas de passagens de cabos subterrâneos.

Leia a íntegra

''A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informa que uma equipe técnica retornou à Avenida Olinda, no Varadouro, na manhã desta quinta-feira (06), para realizar novas inspeções nas caixas de passagens de cabos subterrâneos. A verificação preventiva identificou ações de vandalismo e constatou registros de furtos de fiação na área. A empresa reitera que apenas profissionais da Celpe estão capacitados e autorizados a intervir nos sistemas de distribuição de energia. A concessionária reforça que intervenções indevidas na rede elétrica colocam em risco a vida de quem pratica a irregularidade e de toda a sociedade''.

 


Tags

Autor