Agreste

Veja quais as 53 cidades de Pernambuco com restrições mais rígidas a partir de terça-feira (18)

Governo estadual anunciou neste sábado (15) novas medidas restritivas de enfrentamento à covid-19

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 15/05/2021 às 20:19 | Atualizado em 17/05/2021 às 12:51
Notícia
X

O Governo de Pernambuco anunciou, neste sábado (15), novas medidas restritivas para 53 municípios pernambucanos, que integram a 2ª Macrorregião de Saúde. A macrorregião inclui a IV Geres, com sede em Caruaru, e a V Geres, sediada em Garanhuns. O motivo, de acordo com a gestão estadual, é o aumento na velocidade do número de internações e de procura pela rede de saúde na região.

"Isso tem nos preocupado, pois todos nós sabemos que enquanto a vacinação não chegar a todos os pernambucanos, é necessário tomar medidas restritivas para diminuir a circulação do vírus. Precisamos cada vez mais trabalhar para salvar a vida dos pernambucanos", destacou o governador Paulo Câmara. O anúncio foi feito após uma reunião com prefeitos e prefeitas do Agreste, na tarde da sexta.

Segundo o governo, o novo decreto, que será publicado na segunda-feira (17), começa a valer na terça (18) e segue até 31 de maio. Conforme foi anunciado pela gestão, nestes municípios, as atividades econômicas deverão ser encerradas às 18h de segunda a sexta-feira. Já nos fins de semana, apenas supermercados, feiras livres de produtos alimentícios, farmácias, padarias e postos de gasolina - serviços considerados essenciais - poderão funcionar. A determinação proíbe o funcionamento do Polo de Confecções aos sábados, domingos e segundas.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, apontou que, nas últimas duas semanas, o comportamento da pandemia no Agreste é diferente de outras partes do Estado. "Os patamares de crescimento de demandas lá superaram os 44%, enquanto no resto do Estado ficou na casa dos 9%. É muito importante que seja feito um esforço por todos esses 53 municípios, reforçando o cuidado, com o uso correto da máscara, cobrindo a boca e o nariz, sempre que precisar sair de casa. O ideal é que as pessoas possam ficar em casa, além de manter o distanciamento social possível e sempre higienizar as mãos com água e sabão, ou utilizando o álcool em gel", reforçou.

Veja a lista completa dos 53 municípios incluídos nas restrições:

IV Geres (Caruaru) – 32 municípios: Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.

V Geres (Garanhuns) - 21 municípios: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha.

Tags

Autor