Fila de espera por leitos da covid-19, mais dias de restrições em Pernambuco, última semana para declarar IR. Comece o dia bem informado
Veja as principais notícias do Jornal do Commercio na manhã desta segunda-feira (24)
Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado
Fila de espera por leitos
Neste momento de alta diária de casos de covid-19 e taxas de ocupação de leitos permanentemente elevadas, Pernambuco tem um domingo (23) com 330 pessoas com sintomas de covid-19 que estão na fila de espera por uma vaga em hospital para receber assistência. Desse total, 299 aguardam um leito de terapia intensiva (UTI) - e 12 delas são crianças. Além disso, 31 pacientes esperam ser transferidos para enfermaria. No sábado (22), a situação estava mais delicada, com 316 pessoas em fila de espera por um leito de UTI e outras 70 que aguardavam uma vaga em enfermaria. Os números são do painel que apresenta os dados de leitos de síndrome respiratória aguda grave (srag) no Estado.
Leia também:
Pernambuco tem 330 pessoas com sintomas de covid-19 na fila de espera por leitos
Pernambuco tem mais dias de restrições
A partir desta segunda-feira (24) começa a vigorar o decreto do governo de Pernambuco, que estende as medidas restritivas para as atividades econômicas até o dia 6 de junho. A decisão se seu por conta do avanço da pandemia da covid-19 no Estado. Em entrevista na quinta-feira (20), o secretário de Saúde André Longo não descartou a possibilidade de adotar novas medidas, de acordo com a necessidade. Em função de cenários diferentes da doença por região do Estado, as restrições são diferentes.
Leia também:
Atualmente, de acordo com o Plano de Convivência com a Covid-19, as atividades econômicas da Região Metropolitana do Recife (RMR) têm condições de funcionamento um pouco mais flexíveis que as das regiões de Caruaru (32 municípios) e Garanhuns (21), que concentram 53 municípios. Isso por conta da rede de saúde no interior, que com a ocupação da rede pública de saúde no limite.
Última semana para declarar Imposto de Renda
A partir das 10h desta segunda-feira (24), o contribuinte que entregou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física no início do prazo saberá se vai receber dinheiro do Fisco ainda este mês. Nesse horário, a Receita Federal libera a consulta ao primeiro dos cinco lotes de restituição de 2021. Inicialmente prevista para terminar em 30 de abril, o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física passou para 31 de maio por causa da segunda onda da pandemia de covid-19. Apesar do adiamento, o calendário original de restituição foi mantido, com cinco lotes a serem pagos entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês.
Leia também: