imunização

Veja todas as categorias que vão começar a ser vacinadas contra a covid-19 em Pernambuco

Novos grupos prioritários podem ser imunizados contra a covid-19 a partir desta quinta-feira (27)

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 27/05/2021 às 13:12 | Atualizado em 27/05/2021 às 14:07
Notícia
X

O governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (27), a ampliação da campanha de vacinação contra a covid-19 no Estado. Com isso, foram estabelecidos novos grupos prioritários para receber a imunização, previstos no Plano Nacional de Imunização (PNI), além de pessoas com 59 anos. Agora, trabalhadores da educação, motoristas e cobradores do transporte público, agentes penitenciários, entre outras categorias, já podem começar a ser vacinados.

“Nossa luta contra a covid-19 vai entrar numa nova fase. Ajustamos nosso plano estadual de imunização, pactuamos com as secretarias municipais de saúde e vamos acelerar a vacinação da nossa população. Estamos autorizando todas as prefeituras pernambucanas a iniciar, a partir de hoje, a imunização de todos os grupos prioritários previstos no PNI”, disse o governador Paulo Câmara, em anúncio.

Apesar da autorização ser feita pela gestão pernambucana, a organização de cronogramas e agendamentos são definidos de acordo com o esquema de cada município.   

A vacina é o meio mais eficaz de combater a pandemia do novo coronavírus, que tem vitimado vários pernambucanos. Só nesta quinta-feira (27), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou mais 2.527 casos de pessoas infectadas. Agora, Pernambuco conta com 472.590 casos, desde março do ano passado, quando vírus começou a circular pelo Estado. Também foram confirmados 71 óbitos, totalizando 15.595 vidas perdidas para a covid-19.

Segundo Paulo Câmara, Pernambuco tem se esforçado para otimizar, ao máximo, os estoques de vacinas para avançar o mais rápido possível na inclusão de mais pessoas, inclusive reduzindo a faixa etária. “Vários países do mundo que estão com a imunização avançada já mostraram que é possível superar essa pandemia e retomar o crescimento econômico e o convívio social”, declarou.

Veja os grupos prioritários autorizados a serem vacinados:

Pessoas com 59 anos ou mais (nova faixa etária autorizada em Pernambuco)

Trabalhadores da Educação do Ensino Básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA)

Trabalhadores da Educação do Ensino Superior

Forças Armadas

Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros

Trabalhadores de Transporte Metroviário e Ferroviário

Trabalhadores de Transporte Aquaviário

Caminhoneiros

Trabalhadores Industriais

Trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos

Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade

População Privada de Liberdade

Pessoas em Situação de Rua (18 a 59 anos)

Tags

Autor