Alerta sobre fungo preto; chegada de vacinas da Pfizer; Paulo Câmara discute ação da PM em protesto. Comece o dia bem informado
Veja as principais notícias do Jornal do Commercio na manhã desta quarta-feira (9)
Confira o que você precisa saber para começar o dia bem informado
Médicos alertam sobre relação entre fungo negro, covid-19, diabetes e uso indiscriminado de corticoides
Por Cinthya Leite
Faz pouco mais de um mês que a Índia, que teve uma grave segunda onda de covid-19, começou a detectar casos expressivos de pessoas com mucormicose, uma infecção incomum e grave, popularmente conhecida como fungo preto. Desde então, as autoridades sanitárias brasileiras passaram a reforçar a vigilância de possíveis ocorrências de mucormicose. Em Pernambuco, o primeiro caso com histórico de covid-19, registrado no domingo (6), fez levantar muitas dúvidas sobre o elo entre o fungo preto e o coronavírus. Questionamentos sobre grupos susceptíveis ao problema e formas como a mucormicose pode aparecer têm sido levantados pela população, que acompanha o cenário na Índia, onde a condição ameaça se tornar problema de saúde pública. Naquele país, já são quase 30 mil casos de mucormicose. Entre eles, 86% têm histórico de covid-19 e 62,3% vivem com diabetes.
Segundo médicos infectologistas ouvidos pela reportagem do JC, o ponto de encontro entre o fungo preto e o coronavírus está, entre outras questões, em fatores de risco que podem agravar um quadro infeccioso, como a diabetes e os quadros de imunossupressão (em que o sistema imunológico fica enfraquecido), nos quais se incluem pacientes que vivem com lúpus e que passaram por transplantes de órgãos e tecidos, além de outras condições. Quando a mucormicose se manifesta, afeta nariz, áreas do rosto, olhos, boca e cérebro. Leia mais aqui.
Leia mais:
Fungo preto em paciente com histórico de covid-19 é investigado pelo Hospital das Clínicas de SP
Morre paciente de covid-19 com suspeita de infecção por fungo preto no Mato Grosso do Sul
Pernambuco recebe novo lote da Pfizer, o maior até agora, e define grupos que serão imunizados com a vacina
Por Amanda Azevedo
Pernambuco recebeu, na noite dessa terça-feira (8), mais 99.450 mil doses da vacina contra covid-19 produzida pela farmacêutica norte-americana Pfizer, em parceria com o laboratório alemão BioNTech. A remessa, a maior que chegou ao Estado até agora, será destinada à imunização de pessoas com comorbidades e profissionais das forças de segurança e salvamento. Os lotes anteriores do imunizante estavam contemplando gestantes e puérperas.
O novo lote chegou ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre por volta das 20h, e seguiu para a central do Programa Nacional de Imunização (PNI-PE). O quantitativo será conferido e dividido para cada cidade e encaminhado, ainda na madrugada desta quarta-feira (9), às 12 Gerências Regionais de Saúde do Estado (Geres), onde ficarão à disposição para retirada pelos gestores municipais.
Leia mais:
Vacina da Janssen contra covid-19 chegará ao Brasil com prazo de validade perto do fim
Paulo Câmara recebe deputados estaduais para discutir ação policial durante protesto no Recife
Uma comissão de deputados estaduais foi recebida nessa terça-feira (8) pelo governador Paulo Câmara (PSB) no Palácio do Campo das Princesas para debater as investigações sobre a ação policial que acabou com duas pessoas gravemente feridas nos olhos no dia 29 de maio, durante um protesto contra o governo Bolsonaro no Recife. De acordo com o socialista, os parlamentares foram informados sobre as providências adotadas pelo Executivo para auxiliar as vítimas e identificar os responsáveis pelo ataques.
Além de ferir gravemente as duas pessoas, a ação policial contou com outros momentos de tensão, entre eles uma agressão à vereadora do Recife Liana Cirne (PT). Os quatro policiais militares envolvidos na atitude contra a mulher prestaram depoimento na Delegacia da Rio Branco na tarde dessa terça. A parlamentar também foi ouvida, mas pela manhã de ontem. O delegado Breno Maia, um dos responsáveis pelo inquérito, informou que o próximo passo será ouvir os dois trabalhadores que perderam a visão após serem atingidos nos olhos.
Leia mais:
Sobe para 16 o número de policiais militares afastados após ação violenta contra protesto no Recife
Homem que perdeu visão após ação da PM em protesto no Recife diz que está 'desestruturado'