Notícias da Manhã

Alerta sobre fungo preto; chegada de vacinas da Pfizer; Paulo Câmara discute ação da PM em protesto. Comece o dia bem informado

Veja as principais notícias do Jornal do Commercio na manhã desta quarta-feira (9)

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 09/06/2021 às 7:47 | Atualizado em 09/06/2021 às 7:56
Notícia
X

Confira o que você precisa saber para começar o dia bem informado

Médicos alertam sobre relação entre fungo negro, covid-19, diabetes e uso indiscriminado de corticoides

Por Cinthya Leite

FREEPIK/BANCO DE IMAGENS
Assim como a Índia, o Brasil tem relatado casos de mucormicose, conhecida como fungo negro, em pacientes que tiveram covid-19 - FREEPIK/BANCO DE IMAGENS

Faz pouco mais de um mês que a Índia, que teve uma grave segunda onda de covid-19, começou a detectar casos expressivos de pessoas com mucormicose, uma infecção incomum e grave, popularmente conhecida como fungo preto. Desde então, as autoridades sanitárias brasileiras passaram a reforçar a vigilância de possíveis ocorrências de mucormicose. Em Pernambuco, o primeiro caso com histórico de covid-19, registrado no domingo (6), fez levantar muitas dúvidas sobre o elo entre o fungo preto e o coronavírus. Questionamentos sobre grupos susceptíveis ao problema e formas como a mucormicose pode aparecer têm sido levantados pela população, que acompanha o cenário na Índia, onde a condição ameaça se tornar problema de saúde pública. Naquele país, já são quase 30 mil casos de mucormicose. Entre eles, 86% têm histórico de covid-19 e 62,3% vivem com diabetes.

Segundo médicos infectologistas ouvidos pela reportagem do JC, o ponto de encontro entre o fungo preto e o coronavírus está, entre outras questões, em fatores de risco que podem agravar um quadro infeccioso, como a diabetes e os quadros de imunossupressão (em que o sistema imunológico fica enfraquecido), nos quais se incluem pacientes que vivem com lúpus e que passaram por transplantes de órgãos e tecidos, além de outras condições. Quando a mucormicose se manifesta, afeta nariz, áreas do rosto, olhos, boca e cérebro. Leia mais aqui.

Leia mais:

Fungo preto em paciente com histórico de covid-19 é investigado pelo Hospital das Clínicas de SP

Morre paciente de covid-19 com suspeita de infecção por fungo preto no Mato Grosso do Sul

Pernambuco recebe novo lote da Pfizer, o maior até agora, e define grupos que serão imunizados com a vacina

Por Amanda Azevedo

Hélia Scheppa/SEI
Remessa com 99.450 doses chegou na noite desta terça-feira (8) - Hélia Scheppa/SEI

Pernambuco recebeu, na noite dessa terça-feira (8), mais 99.450 mil doses da vacina contra covid-19 produzida pela farmacêutica norte-americana Pfizer, em parceria com o laboratório alemão BioNTech. A remessa, a maior que chegou ao Estado até agora, será destinada à imunização de pessoas com comorbidades e profissionais das forças de segurança e salvamento. Os lotes anteriores do imunizante estavam contemplando gestantes e puérperas.

O novo lote chegou ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre por volta das 20h, e seguiu para a central do Programa Nacional de Imunização (PNI-PE). O quantitativo será conferido e dividido para cada cidade e encaminhado, ainda na madrugada desta quarta-feira (9), às 12 Gerências Regionais de Saúde do Estado (Geres), onde ficarão à disposição para retirada pelos gestores municipais.

Leia mais:

Vacina da Janssen contra covid-19 chegará ao Brasil com prazo de validade perto do fim

Pernambuco passa de 3 milhões de doses de vacina contra covid-19 aplicadas; número de imunizados ainda é pequeno

Paulo Câmara recebe deputados estaduais para discutir ação policial durante protesto no Recife

Hélia Scheppa/SEI
Encontro foi realizado no Palácio do Campo das Princesas - Hélia Scheppa/SEI

Uma comissão de deputados estaduais foi recebida nessa terça-feira (8) pelo governador Paulo Câmara (PSB) no Palácio do Campo das Princesas para debater as investigações sobre a ação policial que acabou com duas pessoas gravemente feridas nos olhos no dia 29 de maio, durante um protesto contra o governo Bolsonaro no Recife. De acordo com o socialista, os parlamentares foram informados sobre as providências adotadas pelo Executivo para auxiliar as vítimas e identificar os responsáveis pelo ataques.

Além de ferir gravemente as duas pessoas, a ação policial contou com outros momentos de tensão, entre eles uma agressão à vereadora do Recife Liana Cirne (PT). Os quatro policiais militares envolvidos na atitude contra a mulher prestaram depoimento na Delegacia da Rio Branco na tarde dessa terça. A parlamentar também foi ouvida, mas pela manhã de ontem. O delegado Breno Maia, um dos responsáveis pelo inquérito, informou que o próximo passo será ouvir os dois trabalhadores que perderam a visão após serem atingidos nos olhos. 

Leia mais:

Sobe para 16 o número de policiais militares afastados após ação violenta contra protesto no Recife

Homem que perdeu visão após ação da PM em protesto no Recife diz que está 'desestruturado' 

Tags

Autor