Notícias da Manhã

O que abre em Pernambuco com flexibilização; risco de faltar energia no Brasil; Dia dos Namorados. Comece o dia bem informado

Veja as principais notícias do Jornal do Commercio na manhã desta sexta-feira (11)

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 11/06/2021 às 8:12 | Atualizado em 14/06/2021 às 8:18
Notícia
X

Confira o que você precisa saber para começar o dia bem informado

O que abre e fecha nas regiões de Pernambuco a partir de segunda-feira (14)

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
RESTRIÇÃO Comércio nas praias continua liberado apenas de segunda a sexta-feira. O horário também é limitado: só das 9h às 16h - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

O Governo de Pernambuco anunciou, nessa quinta-feira (10), que decidiu pela flexibilização das atividades socioeconômicas na Região Metropolitana e demais cidades da 1ª macrorregião, assim como no Agreste a partir da próxima segunda-feira (14).

Dessa forma, no Grande Recife, o varejo de bairro e centro, assim como bares e restaurantes, estará autorizado a funcionar nos finais de semana até às 18h, para o estabelecimento que abrir às 10h. Na Zona da Mata, o comércio está autorizado a abrir mais cedo, entre as 5h às 20h, respeitando o limite máximo 10 horas contínuas durante a semana, e entre 6h até às 18h nos fins de semana, completando oito horas de funcionamento. Já as lojas varejistas, localizadas nos municípios do Agreste, devem fechar mais cedo. Podem abrir das 5h às 18h, respeitando o máximo de 10 horas de expediente nos dias de semana, e nos sábados e domingos também são permitidas oito horas de abertura, entre 6h e 18h. Informações sobre outras regiões podem conferidas aqui.

Apesar disto, como o atual decreto encerra no domingo (13), este fim de semana ainda será de restrições.

Leia mais

Veja as cidades de Pernambuco que terão atividades econômicas flexibilizadas

Com alta de indicadores da covid-19, cidades do Sertão de Pernambuco terão restrições mais rígidas

Risco de faltar energia no Brasil no segundo semestre é real

Por Angela Fernanda Belfort

Agência Brasil
Os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste estão com menos água devido à falta de chuvas - Agência Brasil

Depois de 20 anos do último racionamento de energia, vem mais um risco de apagão por aí ou, no mínimo, de blecautes. Se isso vai ocorrer ou não é uma questão mais complexa e depende de algumas variáveis, inclusive de uma que não pode ser determinada por qualquer governo: as chuvas. O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) disse que "deu um azar", se referindo à pouca quantidade de água dos reservatórios das hidrelétricas dos sistemas do Sudeste-Centro-Oeste, que armazenam cerca de 70% de toda a água que pode ser usada pra produzir energia no Brasil. Governos não podem mandar no clima, mas é senso comum que os fenômenos climáticos estão mais imprevisíveis. E, mais uma vez, faltou algo básico: planejamento, na opinião de dois especialistas do setor. A primeira consequência que isso vai trazer ao consumidor é o aumento no preço da energia, que já começou a pagar a bandeira vermelha no patamar 2 este mês. Leia aqui o que dizem os especialistas sobre o assunto.

Leia mais

Brasileiro pode estar pagando R$ 8,7 bilhões a mais por energia de térmicas, diz Idec

Restaurantes do RioMar oferecem menus especiais e até antecipam o jantar para o Dia dos Namorados

Por Renata Monteiro

DIVULGAÇÃO/CAMARADA CAMARÃO
No Camarada Camarão, o protagonista do Dia dos Namorados é o Gratinado Imperial - DIVULGAÇÃO/CAMARADA CAMARÃO

Os casais apaixonados recifenses que não dispensam um almoço ou jantar romântico no Dia dos Namorados terão à disposição, este ano, várias opções deliciosas de menus dos restaurantes instalados no RioMar para celebrar a data. São diversas possibilidades de pacotes - alguns deles incluindo entrada e sobremesa - com pratos com carnes nobres, massas, peixes, frutos do mar, entre outros.

Como o dia 12 de junho este ano cai em um sábado e, no Recife, um decreto estadual impede o funcionamento de shoppings e restaurantes nos fins de semana, os estabelecimentos têm criado estratégias para evitar que os pombinhos fiquem na mão. O Camarada Camarão, por exemplo, criou a campanha #CamaradasApaixonados e está convidando os seus clientes a anteciparem a data.

Leia mais

Live com Sentimentos garante trilha sonora para o Dia dos Namorados

Facebook e Instagram disponibilizam ferramentas temáticas para o Dia dos Namorados

Veja 10 dicas de presente para o Dia dos Namorados

Confira algumas receitas de almoço para fazer no Dia dos Namorados

Sem bares e restaurantes no Dia dos Namorados, motéis do Grande Recife oferecem jantar, decoração e brindes especiais

Pesquisa aponta que 93 milhões de consumidores devem presentear no Dia dos Namorados; maridos e esposas são maioria


Tags

Autor