INCLUSÃO

Dia do Orgulho: Recife implanta novas áreas de urbanismo tático com cores da bandeira LGBTQIA+

"É um ato que fala de amparo, amor, tolerância, respeito e segurança dos pedestres na área", afirmou a Coordenadora Regional da Aliança Nacional LGBT+

Julianna Valença
Julianna Valença
Publicado em 28/06/2021 às 14:02
Notícia
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é comemorado no mundo todo nesta segunda-feira (28). - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Leitura:

Nesta segunda-feira (28), data em que se comemora o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, a secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul), por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), inaugura no Recife novas peças de urbanismo tático, em dois cruzamentos da Rua das Ninfas, região central da capital. As peças foram pintadas com as cores da bandeira LGBTQIA + por representantes de organizações da sociedade civil do grupo, com o objetivo de ampliar a área de pedestres nas vias.


As peças de urbanismo tático começaram a ser pintadas pelo grupo, na última sexta-feira (25), nas esquinas entre a Avenida Manoel Borba e a Rua do Progresso. A ação contou com o apoio da Aliança Nacional LGBT+ e o Mães pela Diversidade. Nas duas vias escolhidas, foram registrados 16 acidentes de trânsito, sem vítimas, desde 2018. O trabalho faz parte da implantação de novos desenhos urbanos e adequações da configuração de ruas da cidade para os pedestres e ciclistas, promovido pela Prefeitura do Recife.


Segundo a gestão, as adaptações têm sido pensadas de forma que promovam a inclusão. “As equipes têm se esforçado, também, para construir a cidade em parceria com os cidadãos, de forma que a experiência de viver e se locomover no território seja diferenciada e mais democrática”, afirmou a prefeitura, em nota.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é comemorado no mundo todo nesta segunda-feira (28). - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é comemorado no mundo todo nesta segunda-feira (28). - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é comemorado no mundo todo nesta segunda-feira (28). - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é comemorado no mundo todo nesta segunda-feira (28). - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é comemorado no mundo todo nesta segunda-feira (28). - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Respeito


A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, enfatiza que a ação é importante para promover o respeito nas ruas da cidade - seja com pedestres ou com o grupo LGBTQIA+. "O nosso objetivo, seja na CTTU ou nas diversas pastas, é que o Recife seja uma cidade que acolha todas as pessoas. Então unir a ação do urbanismo tático, que favorece pedestres, idosos, pessoas com dificuldade de locomoção e também trazer a participação da comunidade LGBTI+ para incrementar o trânsito da cidade é inovador", afirmou a presidente da CTTU.


“Recife mostra mais uma vez o quanto é inovadora na gestão e no atendimento das demandas das suas diferentes comunidades", declara a vice-prefeita da capital, Isabella de Roldão. "Uma cidade construída com as pessoas e para as pessoas é assim: define prioridades junto com a população, amplia o espaço para pedestres, facilita a locomoção de idosos e acolhe com respeito à diversidade”, completou.

A Coordenadora Regional da Aliança Nacional LGBT+, Maria do Céu, disse estar encantada com o projeto desenvolvido nas ruas de Recife e que a ação pode ser uma aliada na visibilidade do Dia do Orgulho LGBTQIA+. “É um ato que fala de amparo, amor, tolerância, respeito e segurança dos pedestres na área”, afirmou Maria do Céu. “Essa é uma ação para sensibilizar a sociedade sobre as violências sofridas pela população LGBT no Brasil. No dia do Orgulho queremos passar com nosso amor, principalmente, porque pensamos que nosso amor precisa ser exemplo para outras famílias LGBTs que precisam se identificar com nossas vivências”, enfatizou a coordenadora estadual do Mães pela Diversidade, Gi Carvalho.


Urbanismo tático


O urbanismo tático é uma forma de transformação do espaço urbano em virtude da população; o termo em inglês "tactical urbanism" é a ampliação do protagonismo do pedestre e de outros modais ativos (não-motorizados) nos espaços urbanos. A técnica tem sido uma estratégia utilizada pela prefeitura do Recife para redução de sinistros de trânsito no Recife. Segundo a gestão municipal, somam-se 30 áreas da cidade que sofreram essas intervenções, promovendo benefício a cerca de 350 mil pessoas.

A técnica, contudo, é apontada por especialistas como uma solução provisória e, não, permanente. “O urbanismo tático é eficiente, barato e de fácil aplicação. São três atrativos que, de fato, agradam aos gestores públicos – no caso os prefeitos. Mas é preciso entender que é uma fase. Que é uma intervenção intermediária, provisória, criada exatamente para testar se aquela solução pensada para um determinado conflito deve virar permanente”, explica Paula Santos, gerente de Mobilidade Ativa da WRI Brasil, entidade internacional que estuda e orienta a mobilidade urbana sustentável nas cidades.

 

Serviços da Prefeitura do Recife para a população LGBTQIA+


DENÚNCIA ONLINE - A plataforma online de denúncias contra LGBTfobia está disponível no site da Prefeitura do Recife, por meio do link https://bit.ly/DenunciaLGBTRecife. O canal recebe registro de casos com base nas leis municipais nº 16.780/2002 e nº 17.025/2004, que proíbem manifestações preconceituosas ou discriminatórias em razão da orientação sexual ou identidade de gênero, punindo os estabelecimentos públicos ou particulares, empresas ou organizações sociais que desrespeitarem as legislações.


CENTRO LGBT - O Centro LGBT é um espaço de promoção da cidadania e garantia de direitos da população LGBTI+, habilitado a fornecer orientações sobre direitos humanos e prestar atendimento especializado a qualquer pessoa da comunidade que forem vítimas de outros tipos de discriminação e violência, não previstos nas Leis Municipais nº 16.780/2002 e nº 17.025/2004.

Este é o primeiro Centro de Referência Municipal do Estado de Pernambuco e localiza-se na Rua dos Médicis, nº 86, Boa Vista. O centro funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.


SAÚDE LGBT - Para promover a saúde integral de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis, a Prefeitura do Recife instituiu, em 2015, a Política de Atenção à Saúde da População LGBT do Recife, que, entre outras ações, inclui abertura de espaços de referência para o acolhimento e cuidado com a saúde desse público. As unidades hospitalares Ambulatório LGBT Patrícia Gomes e o Ambulatório LBT do Hospital da Mulher do Recife prestam esse apoio.

Segundo a prefeitura, cerca de 1.200 profissionais das Unidades de Saúde da Família e de Centros de Atenção Psicossocial já passaram por capacitações e sensibilização em sexualidade, gênero e saúde da população LGBT.


AMBULATÓRIO LGBT - O Ambulatório LGBT Patrícia Gomes, localizado na Policlínica Lessa de Andrade, no bairro da Benfica, região Centro. O local tem funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os pacientes contam com a assistência de uma equipe multiprofissional formada por médico, enfermeiro, psicólogo, além de residentes do Programa Multiprofissional de Saúde da Família.

O serviço possui capacidade para 20 atendimentos por semana. No local, são oferecido exames clínicos e processo transexualizador ambulatorial (hormonização), adequado à necessidade do usuário.


AMBULATÓRIO LBT - O Ambulatório LBT do Hospital da Mulher do Recife, no Curado, Zona Leste, possui em seu cadastro cerca de 350 lésbicas, bissexuais e transexuais. As mulheres podem conhecer o serviço e ter acesso à entrevista social, sem necessidade de marcação prévia. Para isso, basta se dirigir ao HMR, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. O atendimento da Ginecologia acontece nas segundas e quartas-feiras. No local só são atendidas pacientes com SUS do Recife.

Comentários

Últimas notícias