Covid-19

Petrolina lança cadastro para aplicação de 'xepa' da vacina contra a covid-19

Qualquer petrolinense maior de 18 anos poderá se inscrever na fila de espera para receber as sobras da vacinas em frascos abertos ao longo do dia

Luisa Farias
Cadastrado por
Luisa Farias
Publicado em 13/07/2021 às 8:46 | Atualizado em 13/07/2021 às 8:51
Divulgação
A campanha atual contra a covid-19 no Estado foi ampliada nesta semana e chegará até a população de 30 anos na sexta-feira, 23 - FOTO: Divulgação
Leitura:

A Prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, abriu um cadastro para a aplicação das doses remanescentes da vacina contra a covid-19, conhecida como a "xepa da vacina". Qualquer pessoa com idade acima de 18 anos poderá se inscrever na fila de espera, no site da prefeitura. 

A "xepa" trata-se das doses que sobram após a abertura do frasco da vacina e que podem ser aplicadas em pessoas fora dos grupos que têm direito atualmente. Isto ocorre depois de encerrado o horário regular para a aplicação do imunizante, para que não haja desperdício. Em cidades como São Paulo, Goiás e Belo Horizonte, já é adotado um cadastro desta natureza. 

A vacina contra a covid-19 tem uma validade pequena após ter seu frasco aberto e, portanto, o recomendado é que todas as doses sejam aplicadas o mais rápido possível. A validade da Janssen (Johnson & Johnson) e da Pfizer é de seis horas; a da Coronavac/Butantan é de oito horas.

No caso da Astrazeneca, caso o frasco esteja sob refrigeração (2ºC a 8ºC), a validade é de 48 horas, mas se estiver em temperatura ambiente, é de apenas seis horas. Os frascos da Astrazeneca e CoronaVac possuem 10 doses; da Pfizer, seis doses e da Janssen, cinco doses.

Aplicação

A Secretaria de Saúde de Petrolina informa que as doses da "xepa" serão aplicadas em um horário próximo ao final do expediente ou da validade das doses. Anteriormente, de acordo com a prefeitura, as doses da vacina que sobravam estavam sendo aplicadas nas pessoas acamadas, mas a grande maioria desse público já foi vacinada.

"No final do dia vamos acessar os dados e entrar em contato com as pessoas cadastradas através do número de telefone e informar o local e o período que ela tem para comparecer para receber a dose", afirmou a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

Ao comparecer ao local de vacinação, a pessoa que estiver na lista de espera deve apresentar um documento de identidade com foto, Cartão SUS ou CPF e um comprovante de residência. 

Comentários

Últimas notícias