Clima

Pernambuco frio é uma realidade: baixas temperaturas tomam conta do estado; veja imagens e prepare o casaco!

Cidade do Agreste do Estado chegou aos 14ºC na madrugada desta quarta-feira; meteorologista explica o fenômeno

Imagem do autor
Cadastrado por

Vanessa Moura

Publicado em 29/07/2021 às 12:13 | Atualizado em 03/08/2021 às 11:44
Notícia
X

Uma onda de ar frio chegou ao Sul do Brasil, fazendo com que várias cidades gaúchas, como Gramado e Canela, registrassem temperaturas tão baixas à ponto de nevar. O friozinho, porém, não é exclusividade do Sul do País. Em Pernambuco, algumas cidades também vêm registrando temperaturas mais baixas, fazendo com que muitos tenham que tirar os casacos do armário. 

LEIA MAIS

Temperaturas em Pernambuco devem cair ainda mais nos próximos 15 dias

Gramado, Canela e outras cidades do Sul do Brasil registram neve; veja imagens

No Agreste de Pernambuco, por exemplo, a temperatura média tem sido de 15ºC. Edvânia Santos, que é meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), explica o fenômeno.

Thomas Ravelly
Garanhuns chegou aos 17ºC nesta madrugada - Thomas Ravelly

"A onda de frio que vem acontecendo na região sul do país ocorre por conta do sistema frontal. A medida que o sistema frontal se desloca no Oceano Atlântico ele provoca algumas perturbações que podem atingir a região Nordeste e consequentemente o estado de Pernambuco, a estas perturbações chamamos de 'resquícios de frente'", contou em entrevista ao JC

Na madrugada desta quarta-feira (29), a temperatura mais baixa ocorreu entre 1h e 2h. Os municípios de Caruaru e Brejo da Madre de Deus, no Agreste, chegaram aos 16ºC. Enquanto Águas Belas, Garanhuns e Vertentes, no Agreste, apontaram 17ºC. As informações são da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Já em Taquaritinga do Norte, também no Agreste, o termômetro localizado no centro da cidade indicou 14ºC, o recorde do dia.

Cortesia
Taquaritinga do Norte, no Agreste, registrou 14ºC nesta madrugada - Cortesia

No Recife, a temperatura mais baixa nesta quinta-feira (29), foi de 20ºC, na madrugada. No começo da tarde, a temperatura na capital atingiu os 29ºC.

Apesar das temperaturas baixas registradas durante a madrugada, a ocorrência de neve em Pernambuco, assim como vem ocorrendo em cidades do Sul do Brasil, é descartada.

"A gente vai pegar no máximo uma mudança na atmosfera que vai gerar um pouco de nebulosidade, que pode provocar chuvas e consequentemente a gente pode ter a diminuição da temperatura e da sensação térmica durante o dia, podendo ter dias mais frios, temperaturas médias de 15ºC, no mínimo. Para ocorrência de neve, é preciso que as temperaturas estejam abaixo de zero e isso não é uma característica de Pernambuco", esclareceu Edvânia. 

Temperaturas podem cair ainda mais 

Em entrevista ao Passando a Limpo, da Rádio Jornal, nesta quarta-feira (28), o professor da Universidade do Vale do São Francisco e Doutor em meteorologia, Mário de Miranda revelou que até o dia 15 de agosto os termômetros podem registrar temperaturas ainda menores em Pernambuco. 

"A gente espera que até o dia 15 de agosto essas temperaturas caiam ainda mais. Em 2016, a temperatura mínima em Pernambuco em 1º de agosto foi de 13,9ºC, o que é muito baixo pra região. Talvez cheguemos perto disso esse ano", contou. 

Ainda segundo ele, a média diária do Oeste de Pernambuco chegou aos 21,9ºC no dia 24 deste mês, número bem abaixo dos 26ºC registrados geralmente. "Nós temos tido esse ano uma situação um pouco diferente, que é durante o dia estar nublado e a gente sentir frio. Na região Oeste de Pernambuco, nós já tivemos temperatura de 16,2ºC. É uma situação muito atípica pra essa nossa região, que enfrenta temperaturas mais elevadas", revelou.

Divulgação/ Jean Paulo
Cidade de Triunfo, localizada no Sertão do Pajeú. - Divulgação/ Jean Paulo
Divulgação/ Jean Paulo
Cidade de Triunfo, localizada no Sertão do Pajeú. - Divulgação/ Jean Paulo
Divulgação/ Jean Paulo
Cidade de Triunfo, localizada no Sertão do Pajeú. - Divulgação/ Jean Paulo
Divulgação/ Jean Paulo
Cidade de Triunfo, localizada no Sertão do Pajeú. - Divulgação/ Jean Paulo
Divulgação/ Jean Paulo
Cidade de Triunfo, localizada no Sertão do Pajeú. - Divulgação/ Jean Paulo
Jean Paulo
Cidade de Triunfo, localizada no Sertão do Pajeú. - Jean Paulo

Questionado sobre as mudanças climáticas que o planeta vem sofrendo, bem como as tempestades e incêndios catastróficos registrados em diversos países do globo, Miranda explicou sobre a não linearidade da radiação solar em todos os pontos da terra, e o quanto isso está ligado aos transtornos naturais. 

"O sol não é bem comportado como a gente imagina, tem dia que ele manda mais radiação e dia que ele manda menos radiação. A principal fonte de energia é a emissão de radiação solar, essa radiação pode chegar em um ponto da superfície da terra e não chegar em outro", iniciou. 

Por conta disso, enquanto em alguns lugares há muito calor, em outros há muito frio. "Nos Estados Unidos, por exemplo, está havendo incêndio com dificuldade de ser apagado, isso aquece a atmosfera e os ventos levam esse calor para vários espaços. É o que vem acontecendo no Canadá, nos Estados Unidos, na Alemanha, na China, na Finlândia e em outros países. Enquanto no próprio Hemisfério Norte uma parte está muito quente, em outra tá havendo muita chuva e a gente sabe que quando há um aquecimento, principalmente das águas superficiais dos nossos oceanos há uma grande formação de nuvens devido a evaporação e consequentemente, havendo essa fábrica de nuvens nós vamos ter muitas chuvas", completou. 

Previsão do tempo para sexta-feira (30)

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), na Região Metropolitana do Recife, Mata Norte e Sul a previsão é de tempo parcialmente nublado sem chuva ao longo do dia. Com máxima de 30º e mínima de 20º a 17º graus Celsius.

Já no Agreste do Estado a mínima é ainda menor, chegando a 15ºC. No Sertão de Pernambuco e de São Francisco, a previsão é a mesma, de tempo parcialmente nublado, mas sem chuva. No entanto, a sensação térmica também muda. A temperatura máxima chega a 35° e a mínima a 17° C.

Na Ilha de Fernando de Noronha, o clima é parcialmente nublado, com temperaturas mais quentes.
Temperatura máxima de 27° e mínima de 25° C.

 

Tags

Autor