NOTÍCIAS DA MANHÃ

Variante Delta em pernambucanos; flexibilização no fim de semana; Copa do Nordeste. Comece o dia bem informado

Veja as principais notícias do Jornal do Commercio na manhã desta sexta-feira (13)

Imagem do autor
Cadastrado por

Vanessa Moura

Publicado em 13/08/2021 às 7:58 | Atualizado em 13/08/2021 às 8:09
Notícia
X

Confira tudo o que você precisa saber para começar o dia bem informado

Estado confirma primeiros casos da variante do coronavírus em pernambucanos

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, anunciou nesta quinta-feira (12) os dois primeiros casos da variante Delta em pernambucanos. O resultado veio de mais uma rodada de sequenciamento genético de amostras de pacientes positivos para a covid-19, e foi feita pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM), unidade da Fiocruz em Pernambuco. Das 52 amostras, duas apresentaram a variante delta, detectada inicialmente na Índia.

LEIA MAIS

Pernambuco se aproxima dos 600 mil casos confirmados de covid-19

Todos os moradores do Recife podem tomar vacina contra a gripe a partir desta quinta (12)



MENAHEM KAHANA / AFP
Variante Delta em se tornado a principal versão do vírus pelo mundo - MENAHEM KAHANA / AFP

Primeiro final de semana com a nova fase do Plano de Convivência em Pernambuco

No primeiro final de semana com a nova fase do Plano de Convivência com a Covid-19 vigorando em Pernambuco, bares, restaurantes, lanchonetes e outras atividades econômicas estão liberadas para funcionar até a meia-noite. Além disto, a distância obrigatória entre as pessoas foi reduzida para 1 metro nos estabelecimentos. Valendo desde a última segunda-feira (9), o decreto que oficializou as novas normas foi publicado no sábado (7) no Diário Oficial do Estado.

Segundo o documento assinado pelo governador Paulo Câmara (PSB), com o objetivo de combater a propagação do novo coronavírus, o distanciamento deve ser mantido em locais como escolas, salões de beleza, igrejas, academias, escritórios e parques temáticos. Desta forma, alguns setores poderão ainda ampliar a capacidade de público.

WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
Praia - WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM

Liga confirma novo formato da Copa do Nordeste

A Liga confirmou o novo formato da Copa do Nordeste para 2022, que agora passará a contar com 36 clubes no total, com 24 tendo vaga na fase pré do Nordestão. Com essa alteração, os pernambucanos  Santa Cruz, Salgueiro e, até, o Central, passam a fazer parte da lista de classificados para a fase de entrada do maior torneio regional do país - transmitido com exclusividade pela TV Jornal em Pernambuco. Por meio de nota, a Liga do Nordeste informou que essa medida já vinha sendo estudada, mas foi adiada por conta da pandemia. 

LEIA MAIS

Liga confirma novo formato da Copa do Nordeste; confira

"A Lampions 2022 se prepara para ser a maior da história. Por conta do sucesso nas últimas edições, a competição cresceu e o funil de entrada para a maior competição regional do mundo aumentou. Com o novo formato de Eliminatórias os Campeonatos Estaduais serão ainda mais valorizados. A medida vinha sendo estudada há algum tempo, mas acabou sendo adiada por conta da pandemia. Agora, para a edição de 2022, as novas regras passam a valer", diz trecho da nota.

O critério de classificação para a fase de grupos não muda. Ainda serão os nove campeões estaduais e o melhor ranqueado de Pernambuco, da Bahia e do Ceará, já que são as federações melhores colocadas no ranking da CBF, totalizando 12 clubes. A mudança vem diretamente na pré-Copa do Nordeste, que cresceu de oito para 24.

Bahia foi campeão da Copa do Nordeste de 2020. Foto: Bahia/ Divulgação
Bahia foi campeão da Copa do Nordeste de 2020. Foto: Bahia/ Divulgação - Bahia foi campeão da Copa do Nordeste de 2020. Foto: Bahia/ Divulgação

Tags

Autor