CRIME

Mulher trans é morta a tiros em Paudalho, na Zona da Mata de Pernambuco

De acordo com a polícia, o crime aconteceu na comunidade do Entra Apulso, no bairro do Bobocão

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 14/09/2021 às 6:57 | Atualizado em 14/09/2021 às 17:46
Notícia
X

Com informações da TV Jornal

Uma mulher trans, identificada como Kelly Alves, foi morta a tiros na noite do último domingo (12) em Paudalho, na Zona da Mata de Pernambuco. De acordo com a polícia, o crime aconteceu na comunidade do Entra Apulso, no bairro do Bobocão. 

A vítima recebeu vários disparos de arma de fogo na cabeça e testemunhas apontam que ela já teria sido encontrada sem vida, sem portar nenhum documento. Vizinhos informaram que a mulher deve ter sido morta por volta das 21h45 do domingo, já que neste horário ouviram gritos e barulho de disparos de arma de fogo.

O corpo de Kelly foi periciado e encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), em Santo Amaro, área central do Recife. A vítima possuía lesões no corpo, entre elas um corte profundo no braço esquerdo.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Pernambuco. Ainda não se sabe quem são os autores e o que teria motivado o crime. Pessoas que conheciam Kelly afirmaram que ela era uma pessoa tranquila, mas que arrumou amizades "não tão boas" em Paudalho. A vítima era muito querida nas redes sociais, nas quais fazia vídeos de humor e pegadinhas.

O corpo de Kelly foi sepultado no fim da tarde desta terça-feira (14) no Cemitério São Sebastião, em Nazaré da Mata, também na Zona da Mata do Estado. Cerca de 50 pessoas compareceram ao local para se despedir da vítima.

 

Mulheres trans mortas em Pernambuco

Um dossiê dos assassinatos e da violência contra travestis e transexuais brasileiras em 2020 produzido pela Articulação Nacional de Travestis e Transexuais aponta que, no ano passado, Pernambuco, ao lado do Rio Grande do Norte, ocupou o 7º lugar do ranking dos estados que mais matam pessoas trans, com sete assassinatos.

Neste ano, além de Kelly, outras cinco mulheres trans foram mortas em Pernambuco. Em 18 de junho, Kalyndra Selva Guedes Nogueira da Hora, de 26 anos, foi encontrada morta, dentro de casa, no Ipsep, na Zona Sul do Recife. 

Em pleno Centro do Recife, no Cais de Santa Rita, Roberta Nascimento Silva, na Área Central do Recife, uma transexual de 33 anos, viu 40% do próprio corpo pegar fogo em uma tentativa de homicídio supostamente praticada por um adolescente apreendido em 24 de junho. Após passar por cirurgias no Hospital da Restauração, a vítima não resistiu aos ferimentos e veio a óbito em 9 de julho.

No dia 5 de julho, a cabeleireira transexual Crismilly Pérola Bombom, de 37 anos, mais conhecida como 'Piu Piu' na região onde morava, foi encontrada morta no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife. O caso, foi encarado pela polícia como um caso de transfobia. Segundo o órgão, ela foi morta por um adolescente após os dois estarem presentes em um mesmo local, no qual o suspeito havia solicitado que a vítima se retirasse. Como Piu Piu se negou, ela foi morta por ele de forma bárbara.

Já em 7 de julho, a vítima da vez foi Fabiana da Silva Lucas. A mulher trans, que era natural da Paraíba, foi morta em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco. Ela foi surpreendida pelo suspeito, que deferiu diversos golpes de faca na vítima.

Em agosto, foi a vez de Lorrane Souza perder a vida. Ela foi morta com golpes de facão no município de Petrolina, Sertão de Pernambuco. A vítima ainda chegou a ser socorrida para o Hospital Universitário da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. O suspeito de cometer o crime foi preso horas depois.

Como denunciar LGBTfobia

A sociedade em geral e a população LGBTI podem denunciar qualquer ato violador dos seus Direitos pelo CECH, através dos números (81) 3182-7665/ 3182-7607, do e-mail [email protected], ou presencialmente na sede do órgão localizado na Rua Santo Elias, 535, bairro do Espinheiro. O governo do estado garante sigilo das informações. Já a Prefeitura do Recife disponibiliza plataforma online de denúncias contra LGBTfobia através do link https://bit.ly/DenunciaLGBTRecife. Vítimas também podem procurar o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife. O equipamento fica na Rua dos Médicis, nº 86, Boa Vista, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. 

Tags

Autor