PRF faz "megaoperação" para transportar Úrsula, a ursa parda, por mais de 2,5 mil km entre Recife e São Paulo
A operação requer uma série de cuidados, sobretudo com o bem-estar do animal
Carinhosamente chamada de Úrsula, a ursa-parda do zoológico de Dois Irmãos foi escoltada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), nessa sexta-feira (24), em direção a São Paulo, onde será transferida para o santuário ecológico Rancho dos Gnomos, na cidade de Joanópolis. O animal, que chegou à capital pernambucana em 2003, está sendo acompanhado pelas equipes da PRF, em sete estados, durante o trajeto de mais de 2.500 quilômetros.
A operação requer uma série de cuidados, sobretudo com o bem-estar do animal. Para isso, o caminhão que transporta Úrsula é acompanhado por especialistas que monitoram as reações do animal no veículo até o destino.
- Úrsula, ursa-parda do zoológico de Dois Irmãos, está se preparando para trocar Pernambuco por São Paulo
- Chimpanzé Sena ganha festa no zoológico de Dois Irmãos para comemorar aniversário de 64 anos
- BNDES abre consulta pública sobre concessão do parque Dois Irmãos, nesta quinta
- BNDES apresenta projeto de concessão do Parque Dois Irmãos. Projeto deve atrair investimentos de R$ 615 milhões
- Novos animais no zoológico de Dois Irmãos
- Boa notícia. BNDES e Estado realizam audiência pública sobre concessão do Parque de Dois Irmãos, nesta quarta
Úrsula, de 20 anos, será levada para São Paulo como parte de um planejamento do novo Plano Diretor do Parque Estadual de Dois Irmãos, que pretende se dedicar mais à proteção da fauna nativa. Ao chegar no santuário, a ursa receberá cuidados e um novo nome: "Diaiarama", que significa energia de luz.
A ursa-parda e seu irmão Zé Colmeia chegaram ao zoológico do Recife em 2003, trazidos de Goiás, onde viviam em cativeiro. Formavam uma bela dupla horto, até que em maio deste ano, Zé Colmeia morreu com problemas respiratórios. A expectativa era levar o casal de irmãos para o Rancho dos Gnomos, mas não deu tempo.
Campanha
Em agosto, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas), explicou que estava sendo construído um espaço no Rancho dos Gnomos para receber a ursa. Foi criada, inclusive, uma campanha para quem quisesse contribuir com a mudança do animal. O espaço ficou pronto, segundo o santuário, mas eles ainda precisam de ajuda para pagar os custos da obra e a manutenção diária.
Para construir com a campanha batizada de "Uma vida nova à irmã Úrsula", as regras estão disponíveis no site https://ranchodosgnomos.org.br/. Vai ter até sorteio de uma moto zero km. O espaço construído para ela é dez vezes maior em relação ao que ela ocupava no zoológico Dois Irmãos. O local também dispõe de condições climáticas mais adequadas aos ursos e outros animais da espécie.