AVALIAÇÃO

Reunião discutiu medidas contra incidentes com tubarão em Pernambuco

Em julho deste ano, dois banhistas foram mordidos na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Um deles morreu

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 07/10/2021 às 21:06 | Atualizado em 07/10/2021 às 22:39
Notícia
X

Uma reunião, nesta quinta-feira (07), discutiu medidas para evitar novos incidentes com tubarão nas praias do litoral pernambucano. Além de representantes do município de Jaboatão dos Guararapes, onde dois banhistas foram mordidos no mês de julho, também estiveram presentes representantes da prefeitura do Recife, pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Corpo de Bombeiros. 

No encontro, sem a presença da imprensa, foram discutidas as atuais medidas aplicadas para evitar os incidentes. Um trecho de 2,2 km da praia de Piedade (entre a Igrejinha e o Barramares Hotel) segue com proibição para o banho de mar, por causa dos riscos, desde 27 de julho. Foi nesse trecho que os banhistas foram mordidos - um deles morreu.

"Estou fazendo uma avaliação sobre os resultados dessa medida (interdição) e vou apresentar na próxima reunião, prevista para o final do mês, quando vamos discutir mais medidas para evitar os incidentes nos trechos de maior risco ao longo da costa pernambucana", afirmou o professor Jonas Rodrigues, da UFRPE, que há anos se dedica aos estudos com tubarões no Estado. 

Na prática, na reunião desta quinta não foram definidas novas medidas. Mas isso poderá ocorrer até o final do mês, como pontuou o professor da UFRPE. 

artes jc
tubarão - artes jc

AS VÍTIMAS RECENTES

Em 10 de julho, o auxiliar de serviços Marcelo Costa Santos, de 51 anos, foi mordido pouco depois de entrar no mar, em Piedade. Ele havia sido alertado do risco. Com ferimentos graves, morreu após dar entrada no Hospital da Restauração (HR), no Recife. 

No dia 25, ou seja, 15 dias depois,  Heverton Guimarães Reis, 32 anos, foi mordido no mesmo trecho do mar. Ele passou 11 dias internado no HR. Agora, segue em processo de recuperação. 

Tags

Autor