SAÚDE

Com alta de doenças respiratórias, estoque de sangue do Hemope Recife chega a estado crítico. Vamos doar?

Para doar sangue, o candidato deve estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos. Quem tomou a vacina contra o novo coronavírus deve esperar 7 dias para doar. Já quem tomou contra gripe, deve esperar 48h

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 21/01/2022 às 11:25 | Atualizado em 21/01/2022 às 11:29
Notícia
X

Enquanto a pandemia da covid-19 e a Influenza pressionam o sistema de saúde, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) tem sentindo uma queda de 30% na quantidade de doadores de sangue do Recife. Essa dinâmica fez com que quase todos os tipos sanguíneos, com exceção do AB (-), chegassem a nível crítico. Para evitar a falta de bolsas para cirurgias, a instituição apela para que a população entre na corrente da solidariedade para repor os estoques que atendem toda a rede pública de saúde.

Desde dezembro estamos situação, porque saímos de um período de festas de fim de ano, quando há redução de doadores no Brasil todo, e chegamos em janeiro, que tem um maior volume de cirurgias eletivas agendadas por ser um mês de férias", explicou a supervisora de captação de doadores, Josinete Gomes. Para manter os estoques estáveis, são necessários em torno de 350 doadores por dia. Atualmente, chegam cerca de 200 a 220 por dia.

Gabriel Ferreira/TV JORNAL
Para cada doação, o material é fracionado em três bolsas: de hemácia, plasma e plaqueta - Gabriel Ferreira/TV JORNAL
Gabriel Ferreira/TV JORNAL
Para cada doação, o material é fracionado em três bolsas: de hemácia, plasma e plaqueta - Gabriel Ferreira/TV JORNAL
Gabriel Ferreira/TV JORNAL
Para cada doação, o material é fracionado em três bolsas: de hemácia, plasma e plaqueta - Gabriel Ferreira/TV JORNAL

Para cada doação, o material é fracionado em três bolsas: de hemácia, plasma e plaqueta. Elas podem ir para um mesmo paciente, ou para vários, a depender da demanda. Além das emergências, especialidade do Hemope, a instituição também atende às  cirurgias programadas e aos pacientes crônicos.

"A nossa principal preocupação é não conseguir atender devidamente os hospitais. Nada fazemos sozinhos, sem que todos estejam unidos e prontos para oferecer o seu sangue e a sua solidariedade em prol de todos aqueles que estão precisando", pontua a diretora de Hemoterapia do hemocentro Recife, Anna Fausta.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Fundação Hemope (@fundacaohemope)

Para doar sangue, o candidato deve estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos. Para aqueles com 69 ou mais, é necessário que tenha começado a doar antes dos 60 anos no Hemope. Já menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável legal. O pré-doador também deve pesar mais de 50 quilos, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e ter se alimentado antes da doação.

É necessário levar um documento original com foto, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social). Vale lembrar que, em cumprimento ao Decreto Estadual nº 51.864/2021, só será permitida a entrada no Hemope mediante apresentação do comprovante de vacinação completa contra a Covid-19. Quem tomou a vacina contra o novo coronavírus deve esperar 7 dias para doar. Já quem tomou contra gripe, deve esperar 48h.

Sedes do Hemope em Pernambuco

Se o doador preferir, pode agendar a sua doação através do 0800-081-1535, (de segunda à sexta) em horário comercial. O Hemope Recife está localizado na Rua Joaquim Nabuco, 171 – no bairro das Graças, área central do Recife. Funciona de segunda a sábado, inclusive nos feriados, de 7h15 às 18h30.

Há várias sedes do Hemope pelo interior do estado, segue abaixo a lista com os endereços, horários de funcionamento:

  • Hemope Caruaru localizado na Av. Oswaldo Cruz, S/N - Maurício de Nassau, funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 12h e 13h30 às 17h.
  • Hemope Petrolina localizado na R. Pacífico da Luz, s/n - Centro, Petrolina – PE, funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30.
  • Hemope Garanhuns localizado na Av. Gonçalves Maia – Heliópolis, funciona de segunda a quinta, das 13h30 às 17h30, e sexta, das 8h às 12h.
  • Hemope Salgueiro localizado na R. Joaquim Gondim, 65, funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h.
  • Hemope Serra Talhada localizado na R. Joaquim Godoy, 382 - Nossa Sra. da Penha, funciona de segunda a quinta, das 7h às 9h
  • Hemope Ouricuri localizado na R. Ulisses Guimarães – Centro, funciona na segunda, terça, quinta e sexta, das 8h às 10h.
  • Hemope Arcoverde localizado na Av. Joaquim Nabuco, 418 – Centro, funciona de segunda a sexta, das 8h às 11h30.

Tags

Autor