Interdição

Após menina de 8 anos ser mordida por tubarão em Fernando de Noronha, praia será monitorada por drone; criança segue internada em hospital no Recife

A decisão foi comunicada após uma reunião com especialistas pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio)

Agência Brasil
Cadastrado por
Agência Brasil
Publicado em 30/01/2022 às 18:14
SECRETARIA DE TURISMO DE PERNAMBUCO
SUESTE Praia onde menina foi atacada está interditada por tempo indeterminado; criança segue internada - FOTO: SECRETARIA DE TURISMO DE PERNAMBUCO
Leitura:

Com informações da TV Jornal

Após uma criança de 8 anos ser mordida por um tubarão, em Fernando de Noronha, a Praia do Sueste, localizada no Parque Nacional Marinho, segue interditada por tempo indeterminado. O local será monitorado através do uso de um drone para detecção de tubarões na região e avaliação dos riscos. A decisão foi comunicada após uma reunião com especialistas, na manhã deste sábado (29), pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) do arquipélago. 

A menina, que não teve o nome divulgado, segue internada em um hospital particular do Recife, mas os familiares não autorizaram a divulgação do boletim médico sobre o seu atual estado de saúde. A criança, que é de São Paulo e estaria com o pai no momento do ataque, foi socorrida pela equipe do parque e deu entrada em um hospital de Fernando de Noronha, com um ferimento na perna direita e em estado grave.

Foram realizados todos os procedimentos necessários, segundo informações da unidade de saúde, incluindo transfusão sanguínea, para garantir a estabilidade da paciente. No fim da tarde da sexta-feira (28), ela foi transferida para um hospital particular, no Recife, em uma aeronave de salvamento equipada com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

De acordo com o ICMBio,  ataques de tubarão são raros no local, “havendo regramento quanto aos horários e locais permitidos para utilização da praia”.  Por meio de nota, o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), órgão da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), informou que se reunirá nos próximos dias para avaliar o caso. “Apenas após a análise de documentos será possível identificar a espécie do tubarão”, informou o órgão. 

O Cemit também esclareceu que a ocorrência desta sexta-feira "apenas poderá ser incluída nas estatística oficiais" após análise completa do caso. Segundo o órgão, haviam sido registrados até agora seis incidentes com tubarão em Fernando de Noronha, sem mortes, entre 2015 e 2020. “O primeiro ocorreu em 21 de dezembro de 2015 na Baía de Sueste, mesma praia da ocorrência desta sexta-feira. A vítima era um banhista de 32 anos, do sexo masculino, que teve lesão no braço direito. As demais estavam nas Praias do Leão, de Conceição, do Bode e da Cacimba (dois casos). Das seis vítimas, todas eram adultas, sendo dois banhistas e quatro surfistas. Todos os casos aconteceram entre dezembro e março”.

Comentários

Últimas notícias