RECENTRO

Lojistas do Centro se reúnem com a Prefeitura do Recife para checar andamento do Recentro

Conversa contou com a participação de quatro secretários municipais, que atualizaram os lojistas sobre as ações já tomadas e previstas para reavivar a região histórica da cidade

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 07/04/2022 às 14:11 | Atualizado em 07/04/2022 às 23:57
Notícia
X

Cerca de 30 lojistas do Centro da capital pernambucana estiveram reunidos na última terça-feira (5) com representantes da Prefeitura do Recife para saber detalhes sobre o andamento do Recentro. O programa busca reocupar os bairros do Recife, São José e Santo Antônio, impulsionando o turismo, o comércio e a habitação na região - hoje repleta de mazelas. 

A conversa foi convocada pela própria Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e pelo Sindicato dos Lojistas do Comercio de Bens e Serviços do Recife (Sindilojas), e contou com a participação de quatro secretários municipais.

VANESSA ALCÂNTARA/DIVULGAÇÃO
Da esquerda para a direita, Murilo Cavalcanti, Ana Paula Vilaça, Fred Leal, Marília Dantas e Leonardo Bacelar - VANESSA ALCÂNTARA/DIVULGAÇÃO

Em entrevista ao JC, o presidente da CDL Recife, Fred Leal, demonstrou-se satisfeito com o encontro, que considerou “produtivo”. “Estamos sentindo um extremo cuidado e a vontade de fazer, que é o mais importante. Às vezes, como empresário, ficamos agoniados, querendo que as coisas andem com pressa, mas acho que estão indo bem, fazendo estudos e seminários”, disse.

Na ocasião, ele disse ter cobrado do poder público a continuação do projeto realizado na Rua da Palma no último ano, que ampliou o espaço da via para que fosse majoritariamente ocupada pelos pedestres. “O projeto no momento está muito em cima em São José e Recife, mas depois vai se estender para outros setores. Tinham lojistas de várias áreas do Centro na reunião”, pontuou.

Esta foi a segunda reunião dos lojistas com o Recentro. Desde que foi lançado, em 1º de dezembro de 2021, o Gabinete vem realizando uma série de debates com diferentes atores dos setores comercial, turístico, imobiliário e tecnológico, principalmente.

Estiveram presentes a secretária do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, a secretária de Infraestrutura do Recife, Marília Dantas, o secretário de Política Urbana e Licenciamento do Recife, Leonardo Bacelar, e o secretário de Segurança Cidadã do Recife, Murilo Cavalcanti.

"Foi aqui na CDL que surgiu e ganhou força a ideia do Recentro. Nosso desafio é consolidar ações para o desenvolvimento de maneira integrada", adiantou Ana Paula Vilaça, que abordou, também, as frentes para incentivo fiscal e movimentação do mercado imobiliário para incentivar a moradia no Centro.

Programa Recentro

O Programa Recentro é a grande aposta da gestão João Campos (PSB) para recuperar a região histórica do centro da cidade, que decaiu nas últimas décadas a ponto de tornar-se sinônimo de abandono. Apresentando com pompa no último ano, o projeto foi dividido em ações que serão tomadas a curto, médio e longo prazo.

Algumas mais rápidas, como a primeira etapa da revitalização da Praça do Sebo e a inauguração do monumento Encontro dos Rios, no Cais da Aurora, foram realizadas. Mas isso não é o suficiente; e a própria prefeitura diz saber disso. Por isso, ainda elabora os projetos de longo prazo para reabitar os três bairros-alvos.

Mesmo assim, por enquanto já estão ativos incentivos fiscais para quem quer investir na região. Projetos de construção e recuperação total terão 100% de desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), e de 50% para reparos e manutenção por 5 anos para uso não residencial, e 8 anos para residencial. Já os programas de habitação popular terão isenção por 10 anos.

Para recuperar imóveis nas Zonas Especiais de Preservação Histórica (ZEPHs) e instalar hotéis e atividades culturais, comunitárias e educacionais, e negócios voltados à beleza e à higiene pessoal, a alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) será reduzida de 5% para 2%. Também haverá isenção total do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis Intervivos (ITBI).

Tags

Autor