meteorologia

Julho começa com tempo nublado e previsão de chuva acima do normal. Veja previsão do tempo

O mês de junho foi de chuvas acima da média em vários municípios de Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 01/07/2022 às 9:57
Notícia
X

Após um mês de junho com chuvas acima da média em diversos municípios de Pernambuco, a expectativa é de que o mesmo ocorra no mês de julho.

Nesta sexta-feira (1°), o tempo começou parcialmente nublado a nublado em todas as regiões de Pernambuco.

Para o Grande Recife, a previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) é de pancadas de chuva isolada ao longo do dia, com intensidade moderada.

Na Mata Norte, pode chover de forma rápida e isolada ao longo do dia, com intensidade fraca a moderada. Na Mata Sul, a chuva pode ter intensidade moderada a forte.

Para o Grande Recife e a Zona da Mata, há um alerta meteorológico válido até esta sexta, da cor amarela (estado de observação), que aponta risco moderado, com chuvas de até 30 mm, que têm menor possibilidade de provocar impactos.

No Agreste, pode haver pancadas de chuva de forma isolada no período da tarde e noite, com intensidade moderada a forte.

No Sertão, estão previstas pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia, com intensidade fraca a moderada.

Chuvas acima da média

A Apac já havia alertado, desde o mês de abril, que choveria mais que o normal em maio, junho, julho e agosto em Pernambuco, quando as médias histórias de precipitação são de 291 mm, 337,6 mm, 314 mm e 176,9 mm, respectivamente.

Em junho, choveu 812% do que era previsto para o mês na cidade de Terra Nova, na microrregião de Petrolina, no Sertão. 

No Grande Recife, o Cabo de Santo Agostinho foi o município onde mais choveu acima da média; as precipitações foram 191% a mais do esperado. Foram acumulados de 598,6 milímetros na cidade, onde normalmente chove 314 mm no mês.

Tags

Autor