João Campos diz que anunciará, em breve, "talvez a maior ponte que o Recife vai ter"
A declaração foi feita na manhã desta quinta-feira (7) durante lançamento do concurso nacional para construção de duas passarelas na cidade
O prefeito João Campos (PSB) afirmou que anunciará ainda no segundo semestre "talvez a maior ponte que o Recife vai ter". A declaração foi feita na manhã desta quinta-feira (7) durante lançamento do concurso nacional para construção de duas passarelas na cidade, que vão ligar o bairro de Santana ao da Torre, e o da Torre às Graças.
"No segundo semestre a gente vai estar anunciando outra grande ponte na cidade, talvez a maior ponte que o Recife vai ter. É mais um sonho realizado no Recife, que há mais de 15 anos não fazia uma grande ponte", pontuou o gestor municipal. No entanto, ele não deu mais detalhes sobre a construção do novo equipamento. A assessoria da Prefeitura do Recife informou que novas informações só serão ditas quando o projeto estiver pronto.
Atualmente, está em execução a Ponte Engenheiro Jaime Gusmão, que ligará o Monteiro à Iputinga. As obras foram retomadas pela gestão atual em setembro de 2021 após sete anos paralisadas, mas enfrentam resistência de moradores. Isso porque o projeto prevê a desapropriação de 53 casas da Vila Esperança-Bodocó, uma Zona Especial de Interesse Social (Zeis) da cidade.
- Desapropriação de casas e falta de diálogo: o lado B da construção da Ponte Monteiro-Iputinga no Recife
- "Já vimos isso acontecer", diz comunidade do Recife sobre promessa de habitacional para sanar desapropriação para construção de ponte
- Em protesto no Recife, moradores que terão casas desapropriadas cobram respostas sobre obra da Ponte Monteiro-Iputinga
- Contrários a projeto da Ponte Monteiro-Iputinga, moradores da Vila Esperança se reunirão com Prefeitura do Recife
Ele comenta sobre a Ponte Monteiro-Iputinga no anúncio: "Estamos com uma [ponte] em execução, outra em fase final de projeto, e estamos executando outras na cidade. São obras de infraestrutura pesada, normalmente de um valor elevado, mas de uma necessidade também extremamente elevada para a gente aumentar a conexão na cidade", justificou.
O plano do prefeito é, segundo ele, construí-las em comunidades ribeirinhas. "As áreas que apresentam maior desigualdade social, de renda, de acesso à educação e à conectividade estão associadas a uma falta de ponte física. São nas regiões ribeirinhas da cidade onde a gente apresenta os maiores desafios de desenvolvimento humano e de inclusão dessas pessoas na agenda de uma cidade", pontuou.
Novas passarelas do Recife
Recife deve ganhar duas novas passarelas e, para construi-las, foi lançado nesta quinta-feira (7) um concurso nacional para escolher os melhores projetos: o Travessias Capibaribe. A iniciativa é da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), em conjunto com a Prefeitura do Recife e o Núcleo de Gestão do Porto Digital. A informação foi dada em primeira mão ao JC.
Os novos equipamentos vão ligar a Praça Antônio Maria (Santana) e a Rua Marcos André (Torre), e a Rua Marcos André (Torre) à Rua Malaquias, nas Graças.
Segundo a ARIES, o Travessias Capibaribe terá como foco o estímulo à mobilidade ativa, à adoção de hábitos para a diminuição da emissão de CO2 e a ampliação da conexão entre bairros e comunidades, melhorando o acesso a oportunidades e serviços através de passarelas exclusivas para pedestres, ciclistas e usuários de outros modais ativos.