Estrategicamente posto entre as indústrias e as prateleiras de grandes atacadistas e varejistas, o setor de distribuição passou, nas últimas duas décadas, por um processo de profissionalização. O mercado ficou mais exigente, invertendo a ordem que priorizava o volume de vendas, e passou a demandar qualidade e um olhar diferenciado das empresas que atuam na cadeia de suprimentos. Foi nesse cenário que se firmou, há 23 anos, a Dia Distribuição - hoje, reconhecidamente, um dos nomes mais fortes da atividade em Pernambuco.
Em plena terceira década de atuação, a Dia Distribuição iniciou suas atividades ainda no final da década de 1990. “Eu já era representante, atendia distribuidoras e atacadistas, quando surgiu uma oportunidade de me tornar sócio”, relembra o diretor administrativo e fundador da empresa, Guilherme Chaves. Para a Dia, ele levou mais que capital e experiência: o novo negócio começou com clientes fidelizados pelo bom serviço oferecido - e muitos deles fazem parte da carteira até hoje. Ajudaram, e ajudam, a firmar o nome da empresa como uma marca que entrega serviços de excelência e tem relação estreita e amiga com seus clientes.
O mercado de distribuição e atacado mudou muito, a própria versão do ‘atacarejo’ é uma demonstração disso. Chaves também pontua que o setor, que antes vivia fortemente a informalidade, passou por formalização e profissionalização. A própria exigência do consumidor fez com que as empresas do segmento adotassem uma postura mais profissionalizada o que forçou o desaparecimento de alguns playeres do mercado.
Para o futuro próximo, cinco anos, no máximo, é a venda online que vai dominar, também, este mercado. “O varejo tradicional não vai deixar de existir, mas vai sentir muito”, prevê Chaves. É o pequeno empresário, dono do mercadinho, que vai estar ainda mais familiarizado com as facilidades da tecnologia e, usando o aplicativo, fará o pedido sem precisar de vendedor. E esse profissional, aposta o diretor, mudará de posto e ficará responsável muito mais por apresentar produtos do que pela venda final em si. “O sistema fará isso”.
Distribuidora de serviços e produtos, a Dia começou a atuar em 1999, fundada por Guilherme Chaves e Leonardo Chalita. A pequena empresa, que nasceu focada na distribuição de produtos Arisco, chega ao seus 23º aniversário atuando em diversos segmentos, como operação logística e ramo de vinhos. “Com leque de atividades amplo, temos possibilidades de driblar crises”, ensina Chaves.
Essa diversificação começa em 2017, com a Dia Log, focada em logística e transportes. Em seguida, as expansões adentraram o mercado de bares, restaurantes, hospitais, hotéis e padarias, com a Dia Food Service. No mesmo ano, é fundada a Atacadia, voltada ao mercado de atacado. Mais recentemente, a Dia Wine+ passa a atuar no mercado de vinhos e espumantes, distribuindo para o setor B2B (business to business, de empresa para empresa) e B2C (business to consumer, de empresa para o consumidor final).