Um protesto realizado por rodoviários acontece na manhã desta terça-feira (13), na área Central do Recife. A categoria cobra pelo fim da jornada dupla de trabalho e melhora dos coletivos.
Insatisfeitos há muito tempo com a precarização do sistema rodoviário da Região Metropolitana do Recife, o estopim para o mobilização dos trabalhadores foi uma portaria do Grande Recife Consórcio de Transporte instituindo troco máximo de R$ 50 reais para o pagamento das passagens.
Antes, o usuário poderia pagar a viagem com uma nota de até R$20. A decisão compromete a passagem de troco.
Em nota, a Urbana-PE disse que a paralisação aconteceu sem que a categoria buscasse diálogo prévio. Segundo a organização, atualmente, apenas 8% dos embarques são realizados com pagamento em dinheiro e que a tendência é de redução deste percentual por conta da ampliação do uso dos cartões VEM.
A Urbana-PE disse ainda que as empresas de ônibus realizam a renovação da frota de acordo com o planejamento definido para custeio do sistema.
"Todos os ônibus passam por inspeções diárias e revisões periódicas quando são checados os aspectos operacionais, de acessibilidade e segurança dos veículos, além das vistorias realizadas pelo órgão gestor", afirmou.
Os manifestantes interditaram a ponte Duarte Coelho nos dois sentidos e parte Rua do Sol. O trânsito se estende pela Avenida Conde da Boa Vista, sentido Centro.
Segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU), Agentes e orientadores de trânsito estão no local para auxiliar na mobilidade.
A CTTU orienta que os motoristas sigam pelos seguintes desvios:
- Rua Primeiro de Março / Av. Dantas Barreto
- Rua da Aurora / Av. Conde da Boa Vista
- Ponte Princesa Isabel / Rua do Sol
- Av. Conde da Boa Vista / Rua Gervásio Pires
A mobilização durou até as 9h desta terça-feira (13). O trânsito já está liberado.