DIA DE FINADOS: Missas e homenagens marcam feriado nos cemitérios do Recife

Expectativa é de que aproximadamente 20 mil pessoas circulem pelos cemitérios nesta quarta-feira, de acordo com a Prefeitura do Recife
Cinthya Leite
Publicado em 02/11/2022 às 13:07
Entre os túmulos mais visitados no Cemitério de Santo Amaro, está o da Menina sem Nome - menina não identificada há mais de 50 anos Foto: WELLINGTON LIMA/TV JORNAL


Com informações da TV Jornal 

No Recife, os cemitérios de Casa Amarela, Parque das Flores, Santo Amaro, Tejipió e Várzea, recebem milhares de pessoas que visitam túmulos para homenagear entes queridos neste Dia de Finados (2).

O trabalho de conservação foi intensificado nos cemitérios, e a expectativa é de que aproximadamente 20 mil pessoas circulem pelos locais nesta quarta-feira, de acordo com a Prefeitura do Recife

"Houve toda uma preparação. A gente incrementou as atividades de limpeza, capinação, varrição e pintura dos túmulos para receber as pessoas. Há missas em vários horários: 7h, 10h, 12h e 16h. As pessoas podem vir com tranquilidade de roupas leves, sem se esquecer de se hidratarem bem por causa do sol forte", diz o diretor administrativo e financeiro da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Adriano Freitas, em entrevista à TV Jornal no Cemitério de Santo Amaro, área central do Recife. 

Ele destaca que, entre os túmulos mais visitados no Cemitério de Santo Amaro, está o da Menina sem Nome - menina não identificada há mais de 50 anos. 

"Há uma placa aqui (no Cemitério de Santo Amaro) que sinaliza os túmulos: o de Miguel Arraes, o de Eduardo Campos, o de Joaquim Nabuco. Aqui tem várias pessoas; este cemitério é uma fonte de história", frisa Adriano. 

Nesta quarta-feira (2), a artesã Fernanda Andrade foi ao Cemitério de Santo Amaro para homenagear a Menina sem Nome. "Já recebi duas graças (por devoção a ela). Uma foi o rim do meu marido, quatro anos atrás. Vim conhecer o túmulo da Menina sem Nome há cinco anos e senti muita emoção ao fazer um pedido a ela", conta Fernanda. 

Ela acrescenta que sempre traz confeitos e bonecas para a Menina sem Nome. "Mas este ano trouxe a casinha dela. No meu trabalho, tem pessoas que duvidam, mas mostro o que tem na internet sobre ela."

Para o Dia de Finados, a Emlurb montou um esquema especial de limpeza, que começou às 6h e deve terminar às 22h.

Ao todo, são 230 homens trabalhando nos cemitérios e também nas ruas do entorno.

Nos cemitérios públicos da cidade, estão à disposição dos visitantes funcionários habilitados para ajudar na localização dos jazigos e ossuários.

Os cemitérios de Santo Amaro, Parque das Flores e Casa Amarela contam com celebrações religiosas durante todo o dia. No primeiro, acontecerão às 7h (missa), 8h30 (recitação do santo) e às 10h (celebração da missa), e às 12h (missa), às 14h30 (recitação do terço) e às 16h.

O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, celebra, nesta quarta-feira (2), a missa das 10h, em Santo Amaro; e a das 16h no Parque das Flores.

TAGS
pernambuco Dia de Finados Cemitério de Santo Amaro Recife
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory