O interior de Pernambuco tem sofrido inúmeros danos causados pelas fortes chuvas do último final de semana. Nesta segunda-feira (7), a previsão ainda é de precipitação na maior parte do Estado; no entanto, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), as águas devem dar uma trégua pelos próximos dias.
Nesta segunda, o tempo deve estar parcialmente nublado com chuva rápida de forma isolada ao longo do dia com intensidade fraca na Região Metropolitana do Recife e Mata Norte. Na Mata Sul, tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade moderada.
No Agreste, o tempo está entre nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuvas de forma isolada ao longo do dia com intensidade moderada a forte. Já no Sertão, é esperado tempo parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuvas de forma isolada ao longo do dia com intensidade fraca a moderada.
Já na terça-feira (8), a Mata Norte e a Região Metropolitana do Recife, as regiões menos afetadas nos últimos dias, devem ter chuva de 2 a 10 milímetros, categorizada como "chuva fraca".
A Zona da Mata Sul e o Agreste, muito prejudicadas pelos alagamentos, devem ter chuva de intensidade entre fraca a moderada (10 a 30 mm) na terça.
No Sertão de São Francisco e no Sertão de Pernambuco, o alerta permanece ligado. São esperadas chuvas moderada (de 30 a 50 mm) nesta terça.
As inundações deixaram 37 pessoas desalojadas em Bezerros, no Agreste, nos bairros do Salgado, Retiro e Rosário. Foram prejudicadas as regiões central, periférica e rural do município. Houve perda de grande parte da produção agrícola que abastece a cidade, além de estradas danificadas e casas construídas em áreas irregulares que estão em risco de desabamento.
Confira a previsão do tempo para os próximos dias
Até esta segunda, ainda não há previsão mais assertiva para a quarta-feira (9), visto que só é dada até 24h antes, mas uma “tendência”, que pode sofrer alterações.
Assim, a tendência é de chuva fraca (2 a 10 mm) na RMR, na Zona da Mata e no Agreste, e de chuva entre fraca a moderada no Sertão (10 a 30mm).
Na quinta, sexta e sábado, é esperada chuva fraca na RMR, Zona da Mata e Agreste, e que não chova no Sertão.