URBANISMO

Jaboatão dos Guararapes promete ponte para comunidade 'ilhada'. Confira

População cobra pelo equipamento há anos. Agora, gestão prevê construção da ponte para junho de 2023

Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 26/12/2022 às 11:56 | Atualizado em 26/12/2022 às 15:20
Ponte será construída na Comunidade Sítio do Fogo, em Barra de Jangada - CORTESIA

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes prevê iniciar as obras de uma nova ponte em Barra de Jangada em junho de 2023. A promessa vem após anos de cobrança da Comunidade Sítio do Fogo, que se vê praticamente 'ilhada' pela ausência de uma ligação direta a serviços básicos.

Segundo os moradores, já foram feitas diversas promessas para a construção de uma ponte de concreto sobre o Canal Olho d'Água ainda neste ano - que não foram cumpridas. Enquanto o serviço não começa, a população se arrisca sobre uma ponte improvisada de madeira, que quebra com frequência.

Feita de madeira, ponte atual quebra com frequência - CORTESIA

“Moro há quase 10 anos aqui e nunca um órgão público veio fazer uma ponte para a gente, foram os próprios moradores que fizeram, com madeira de armário e outras coisas. É uma ponte de fluxo contínuo de acesso ao Terminal de Barra de Jangada. Quando chove, alaga e não dá para passar”, disse Phablo Patrício.

Pelas tábuas, só passam pedestres, ciclistas e motociclistas. Os veículos motorizados precisam dar uma volta pela Estrada de Curcurana até chegar em escolas, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro, em supermercados e outros serviços.

A falta de acessibilidade piora para quem tem dificuldade de mobilidade. ‘Meu vizinho da frente, por exemplo, não tem uma perna, então é complicado passar e para outras pessoas passarem pelas tábuas”, disse a estudante Emanuelle Patrício.

Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura do município, o projeto da ponte de concreto está orçado em R$ 4 milhões. A estrutura terá 120 metros de extensão, ligando a Rua A com a Rua do Sol, e terá capacidade para o tráfego de veículos.

Ainda de acordo com a gestão, o projeto já foi encaminhado para aprovação da Caixa Econômica Federal, para então ser dado início ao processo de licitação.

"Com a liberação dos recursos federais, a previsão para o início das obras é junho de 2023. Recentemente a Prefeitura do Jaboatão realizou a revitalização da ponte de pedestres que dá acesso à comunidade", afirmou.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS