Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, deve ganhar uma nova ponte. A Prefeitura da cidade informou que as obras do equipamento, que será construído em Barra de Jangada, devem iniciar em junho de 2023.
A promessa vem após anos de cobrança da Comunidade Sítio do Fogo, que se vê praticamente 'ilhada' pela ausência de uma ligação direta a serviços básicos.
Segundo os moradores, já foram feitas diversas promessas para a construção de uma ponte de concreto sobre o Canal Olho d'Água ainda neste ano - que não foram cumpridas. Enquanto o serviço não começa, a população se arrisca sobre uma ponte improvisada de madeira, que quebra com frequência.
“Moro há quase 10 anos aqui e nunca um órgão público veio fazer uma ponte para a gente, foram os próprios moradores que fizeram, com madeira de armário e outras coisas. É uma ponte de fluxo contínuo de acesso ao Terminal de Barra de Jangada. Quando chove, alaga e não dá para passar”, disse Phablo Patrício.
Pelas tábuas, só passam pedestres, ciclistas e motociclistas. Os veículos motorizados precisam dar uma volta pela Estrada de Curcurana até chegar em escolas, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro, em supermercados e outros serviços.
A falta de acessibilidade piora para quem tem dificuldade de mobilidade. ‘Meu vizinho da frente, por exemplo, não tem uma perna, então é complicado passar e para outras pessoas passarem pelas tábuas”, disse a estudante Emanuelle Patrício.
Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura do município, o projeto da ponte de concreto está orçado em R$ 4 milhões. A estrutura terá 120 metros de extensão, ligando a Rua A com a Rua do Sol, e terá capacidade para o tráfego de veículos.
Ainda de acordo com a gestão, o projeto já foi encaminhado para aprovação da Caixa Econômica Federal, para então ser dado início ao processo de licitação.
"Com a liberação dos recursos federais, a previsão para o início das obras é junho de 2023. Recentemente a Prefeitura do Jaboatão realizou a revitalização da ponte de pedestres que dá acesso à comunidade", afirmou.
Pontes em construção em Olinda
A Prefeitura de Olinda deu início, em novembro deste ano, às obras de duas novas pontes na cidade. Elas serão construídas em Rio Doce e Ouro Preto, e terão duas vias e corredores de passeios para pedestres. Não foram anunciadas ciclofaixas ou ciclovias.
O investimento nas obras é de R$ 280 mil, com toda a verba advinda dos cofres municipais, e o prazo de entrega é de seis meses, "se não houver atrasos por fatores naturais", disse a Prefeitura.
A ponte do bairro de Rio Doce ficará localizada na rua Jules Rimet, por trás do Estádio Grito da República e irá fazer conexão com a Avenida Asa Branca, paralela à Avenida Brasil.
Após a conclusão da obra, os motoristas que precisarem ir para Paulista, por Rio Doce, poderão seguir pela avenida Asa Branca, desafogando o tráfego na Avenida Brasil, hoje, única via de acesso para quem vem da Avenida Getúlio Vargas, por dentro de Rio Doce, indo para Paulista.
Em Ouro Preto, a ponte será construída na rua Golfinho, paralela a Avenida Perimetral. A construção da ponte irá melhorar o fluxo de no local e o acesso a Avenida Perimetral.
A ordem de serviço foi assinada no final de outubro, pela secretária da Fazenda, Mirella Almeida, o secretário Executivo de Obras, Roberto Rocha e técnicos da secretaria de obras.