A Escola Livre de Redução de Danos (ELRD), instituição da sociedade civil, promoverá, pela primeira vez, a instalação de uma Casa da Redução de Danos durante o Carnaval de Olinda em 2023.
Do sábado, 18 de fevereiro, à terça, 21, os foliões vão contar com um ponto de apoio que fornecerá uma série de serviços gratuitamente no imóvel nº 99 da Rua Treze de Maio, no Carmo.
Com o lema "Fique suave no Carnaval", a Casa terá o intuito de conscientizar as pessoas sobre os perigos do uso exacerbado do álcool e outras drogas na maior festa de rua do mundo.
O espaço funcionará de maneira rotativa, de acordo com a capacidade, e vai oferecer ambiente para descanso e acolhimento, oferecimento de água e distribuição de kits de RD (preservativo, protetor solar, sedas e outros itens).
Também serão disponibilizados materiais informativos sobre os riscos e efeitos no uso de álcool e outras substâncias - inclusive de forma combinada - e estratégias preventivas de redução de danos no Carnaval de Olinda.
“A redução de danos e riscos envolve toda a medida que, de forma individual ou coletiva, a gente pode empreender para diminuir os danos decorrentes do uso do álcool ou outra substância psicoativa, tanto do ponto de vista social quanto da saúde do indivíduo", explicou a psicóloga Priscilla Gadelha, uma das coordenadoras da ELRD.
Esta é a segunda vez que acontece a experiência da Casa da Redução de Danos na Cidade Alta. A primeira vez foi em 2020, último Carnaval antes da pandemia.
“A redução de danos é uma estratégia que beneficia a todas e todos que estão brincando a festa, estimula a prevenção e reduz situações de exposição ou risco. Queremos uma festa segura com informações acessíveis e confiáveis para as pessoas”, destacou a coordenadora da Ação Fique, Ingrid Farias.
O trabalho deste ano conta com uma equipe de 40 pessoas que estão disponíveis na casa e também nas ruas distribuindo kits de RD nos focos de folia.
Confira dicas reunidas pela Escola Livre de Redução de Danos (ELRD)
Entre uma cerveja e outra, no consumo de álcool e outras drogas, mantenha-se hidratada(o), reduza os efeitos da ressaca.
Saco vazio não pára em pé, já diz o ditado. Manter-se alimentado possibilita mais lucidez e chances de recuperação, caso algo aconteça. Frutas, como laranja, banana e melancia, são boas opções.
Alguns dos efeitos negativos no uso de álcool e outras substâncias advêm de problemas anteriores ao uso, de natureza pessoal. Escolher um bom momento é importante.
Faz toda diferença uma rede de apoio nesses momentos, caso de ruim aconteça.
Evite beber ou ingerir qualquer outra coisa ou substância oferecida por pessoas desconhecidas, pois podem estar “batizadas”. Busque usar sempre seus próprios utensílios.
Esteja atenta(o) onde estão localizados os bombeiros e as ambulâncias e os postos de saúde.
Se a situação estiver ruim e você sentir necessidade, não hesite em pedir ajuda. Mas tente fazer isso com pessoas de confiança ou de alguma referência.
A Escola Livre de Redução de Danos é uma organização da sociedade civil, que nasce em solo pernambucano, na cidade do Recife, com a proposta de fortalecimento dos direitos humanos para pessoas que usam drogas, atuando a partir do projeto político antiproibicionista e antimanicomial.
Atua em rede, com propósito desenvolver atividades que vão desde formação acadêmica e política, estudos, pesquisas, seminários, intervenções em campo e fortalecimento de movimentos sociais.