Quase 12 horas após as fortes chuvas que atingiram os municípios do Grande Recife, nesta segunda-feira (06), o Corpo de Bombeiros confirmou a primeira morte do ano por deslizamento de barreira.
O motoboy Israel Campelo dos Santos, de 19 anos, estava com a família dentro de uma das duas casas atingidas na Primeira Travessa da Rua 6 de Janeiro, no bairro de Águas Compridas, em Olinda, por volta das 7h30.
Na residência, também estavam a mãe dele, Judite Soares dos Santos, 51, que foi ferida na cabeça e encaminhada à Policlínica Amaury Coutinho, no Recife, e outros cinco parentes - incluindo uma criança e um adolescente.
Três familiares conseguiram sair sem ajuda das equipes de resgate. Os outros, soterrados, foram encontrados com a ajuda do Corpo de Bombeiros.
"Eu estava dentro de casa quando a barreira caiu de repente. Foi rápido. A grade caiu em mim. Estava eu e meus filhos. Eu o chamei, mas ele (Israel) ficou dormindo", contou Judite, enquanto era amparada por vizinhos.
Na segunda residência havia um casal, que também precisou ser resgatado pelas equipes de plantão.
De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de Judite, mais quatro vítimas precisam de atendimento médico:
Bianca da Silva, 26 anos: está estável e foi encaminhada à UPA de Nova Descoberta, no Recife;
Eliomar Veríssimo, 38 anos: que apresentou fraturas, foi levado ao Hospital da Restauração, no Recife;
Criança de 4 anos: está estável, sem informações sobre hospital;
Criança de 12 anos: está estável, ainda seguia no local do deslizamento.
Em nota, a Prefeitura de Olinda informou que o local atingido conta com lonas plásticas. Disse também que cinco pontos da Rua 6 de janeiro terão aplicação de geomanta.
"O processo de licitação está seguindo o rito dos prazos legais e a previsão de término é no final deste mês. Outras obras de contenção de encostas estão previstas para serem iniciadas ainda esta semana, com a construção de muros de arrimo", disse.
A Defesa Civil de Olinda mantém 30 pessoas nas ruas fazendo monitoramento preventivo nos pontos mais críticos da cidade. "Cerca de 50% da população de Olinda reside nos morros. Desde o ano passado, mais de 50 famílias foram removidas de áreas de risco na cidade", informou a prefeitura.
Em entrevista à TV Globo, o secretário-executivo de Defesa Civil de Olinda, Irapoan Muniz, afirmou que a casa que desabou e matou Israel já tinha sido interditada por causa de risco de deslizamento de barreira.
Segundo ele, a família voltou a morar no local mesmo após a interdição. “Infelizmente, as pessoas saem e voltam para as casas. É lamentável que isso aconteça”, declarou.
Na mesma Rua Seis de Janeiro, uma casa foi destruída pelo barro em 14 de maio de 2021.
Também pela manhã, a governadora Raquel Lyra usou as redes sociais para falar sobre as fortes chuvas registradas em Pernambuco nesta segunda-feira (06).
"Pernambuco está em alerta hoje. Amanhecemos o dia monitorando as áreas de risco na RMR e na Zona da Mata. A Apac renovou o alerta de chuvas fortes, principalmente agora pela manhã. Em caso de emergência, ligue para a Defesa Civil no 199 ou (81) 3181-2490", disse a governadora em postagem feita no Twitter.
Somente no ano passado, 128 pessoas morreram após deslizamentos de barreiras no Grande Recife. Um outro caso de afogamento, em dia chuvoso, também foi registrando - somando 129 mortes.
Na semana passada, o governo do Estado realizou uma reunião com representantes de todas as prefeituras do Grande Recife para discutir ações para o período de chuvas.
Segundo o governo estadual, a Operação Inverno 2023 vai incluir ações de prevenção, resposta e recuperação, o diagnóstico de 696 setores de risco no estado (170 hidrológicos e 526 geológicos) e a articulação com o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), do Governo Federal.
Avenida Lins Petit,
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes,
Avenida Visconde de Albuquerque,
Estrada dos Remédios,
Avenida Agamenon Magalhães,
Avenida Dois Rios,
Avenida Abdias de Carvalho,
Rua Dom Bosco,
Rua Cosme Viana,
Avenida Mascarenhas de Moraes,
Túnel Felipe Camarão,
Rua Expedicionário Francisco Vitoriano,
Viaduto Papa João Paulo II ao lado do Fórum Rodolfo Aureliano,
Avenida Norte / Rua 48, Av. Beberibe / Lombada eletrônica.
Muribeca - Jaboatão dos Guararapes (100,03mm),
Jardim Fragoso - Olinda (95,44mm),
Bonsucesso - Olinda (86,16mm)
*Última atualização: 7:30
A Apac renovou o alerta de continuidade de chuvas com intensidade de moderada a forte, principalmente no período da manhã, na Região Metropolitana do Recife, Mata Sul e Norte.
Segundo a Apac, a chuva no Recife deve continuar no período da manhã desta segunda, reduzindo à tarde.