As fortes pancadas de chuvas que caíram em Pernambuco, nesta terça-feira (21), deixaram vários municípios debaixo d'água e reacendeu a preocupação da população de novas tragédias com quedas de barreiras e mortes. Na Região Metropolitana do Recife (RMR), quem se aventurou a dirigir encontrou diversas ruas e avenidas completamente alagadas. De acordo com a Defesa Civil do Recife, a capital pernambucana registrou mais de 37mm de chuvas nas últimas 24h.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, até a divulgação do balanço das chuvas, por volta das 18h, desta terça, 272 ligações da população foram de solicitação de lonas e pedidos de vistorias - pode entrar em contato através do telefone 0800-081-3400. Já a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) registrou três ocorrências com árvores, mas sem gravidade.
A Emlurb também procurou desobstruir, ao longo do dia, as galerias e canaletas da rede de drenagem de águas pluviais, utilizando carros equipados com jato de sucção nas vias públicas que apresentaram acúmulo de água.
Em Jaboatão dos Guararapes, a Prefeitura da cidade informou que nas últimas 24 horas choveu 58,4 milímetros no município, ocasionando uma série de alagamentos e congestionamentos em diversos pontos. A Defesa Civil de Jaboatão recebeu várias ligações para vistoria de imóveis, barreiras e árvores, além de reposição de lona. Houve um pequeno deslizamento de terra sobre um muro, em Cavaleiro, sem maiores danos.
A Defesa Civil de Jaboatão pode ser acionada pelos telefones 0800.281.2099 ou 99195.6655.
Ainda de acordo com o aviso meteorológico da APAC, a previsão é de acumulados de chuvas de intensidade moderada a forte também nesta quarta-feira (22), nas regiões da Região Metropolitana do Recife, Mata Norte e Sul, além do Agreste do Estado.