A programação da Arquidiocese de Olinda e Recife para a Semana Santa 2023 começou no Domingo de Ramos e vai até o Domingo de Páscoa repleta de eventos como bênçãos, missas e de outras celebrações para os cristãos.
Nesta quarta-feira Santa, 5 de abril, aconteceu a Via Sacra da Fraternidade, promovida pelo 24º ano pela Associação Missionária Amanhecer (AMA) no Centro do Recife. O objetivo foi conscientizar a população sobre a Campanha da Fraternidade, que este ano reflete o cenário de fome que atinge, atualmente, 33 milhões de brasileiros.
Carregando uma cruz de madeira que pesa 100 quilos, fiéis caminharam do Pátio de São Pedro até a Basílica do Carmo, onde aconteceu uma missa presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, concelebrada pelo padre salesiano João Carlos Ribeiro, que organiza a Via Sacra, e pela comunidade carmelitana da Basílica.
Uma das religiosas que participou da Via Sacra foi a aposentada Joana da Rocha. "Todo ano eu carrego a cruz. É meu peso. Temos que carregar. Com Jesus ajudando, a gente chega lá", disse.
Via Sacra é o caminho que Jesus fez na cruz, o caminho sagrado. É uma forma da gente de unir a ele e ao seu sofrimento e reconhecer também o sofrimento que existe nas pessoas", afirmou o padre João Carlos Ribeiro.
Nesta quinta-feira (6), começa o Tríduo Pascal - em memória da Paixão, morte e ressurreição de Jesus, conforme os Evangelhos - que tem fim no Sábado de Aleluia. Para os cristãos, o tempo litúrgico garante a lembrança profunda dos fundamentos da fé.
"Todas as paróquias, assim como a Arquidiocese, têm uma programação especial. Celebrarei o Tríduo Pascoal na Catedral. Convido a todos a celebrar com alegria esses momentos tão importantes que é a Páscoa do Senhor", disse o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.
DOMINGO DE RAMOS (02/04)
QUARTA-FEIRA SANTA (05/04)
QUINTA-FEIRA SANTA (06/04)
SEXTA-FEIRA SANTA (07/04)
SÁBADO DE ALELUIA OU SÁBADO SANTO OU VIGÍLIA PASCAL (08/04)
DOMINGO DE PÁSCOA (09/04)
Experimentamos a união íntima com Deus. Abundância de amor do céu sobre a terra: Pela manhã, Missa do Crisma. O bispo concelebra com o seu presbitério, consagra o Santo Crisma e abençoa os outros óleos, dos Catecúmenos e dos Enfermos.
Celebra-se a unidade da Igreja diocesana, onde o bispo reúne o seu presbitério, o corpo diaconal, os religiosos e os demais fiéis leigos, na Igreja Catedral de sua Diocese. Esta celebração quer ser sinal da comunhão diocesana.
Pela tarde, Missa da Ceia do Senhor. Inicia-se o chamado Tríduo Pascal. Comemora-se a Última Ceia. A noite em que Jesus vai ser entregue. Oferece a Deus Pai o seu Corpo e Sangue sob as espécies do pão e do vinho.
Entrega aos Apóstolos para tomarem e também oferecer aos seus sucessores. É amor à Eucaristia que nos foi dada nesse dia. É amor ao Sacerdócio, que é serviço de Amor e nos dá a possibilidade de ter a Eucaristia. Durante a Missa ocorre o Lava-pés, para lembrar o gesto de Jesus, quando lavou os pés dos seus apóstolos. (João 13,1-13).
É preciso manter um "silêncio interior", aliado ao jejum e à abstinência de carne. Dia de meditação, de contemplação do amor de Deus que nos deu o Seu Filho único para que, quem n'Ele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3,16).
Neste dia, a Igreja não tem a celebração da Eucaristia, mas convida seus fiéis a olhar, a contemplar Jesus Abandonado e Crucificado, onde oferece o perdão aos carnífices. Jesus nos dá tudo. Abre o paraíso ao ladrão, dá-nos a Sua Mãe, morre na cruz.
Dia do silêncio. Maria está sozinha, com Seu filho/Deus morto. Uma dor infinita, mas Maria está de pé, tornando-se exemplo sublime, um monumento de todas as virtudes. Ela espera e crê. A Igreja medita e reflete.
Eis que chegamos à noite da Vigília Pascal, em que celebramos a vitória de Cristo sobre a morte e a Igreja vibra e renova a sua fé, a sua esperança numa plenitude de realização que Cristo semeou, plantou na terra e que no final dos tempos se realizará. A Vigília Pascal conclui o Tríduo.
A celebração tem quatro partes fundamentais: Liturgia da Luz; da Palavra; do Batismo e da Eucaristia.
É comum crianças e adultos serem batizados nesta celebração. A Palavra de Deus recorda toda a caminhada do povo de Israel, aguardando o Messias, e apresenta Jesus como o verdadeiro Messias Salvador. É o triunfo de Jesus Ressuscitado. Chegamos ao Domingo de Páscoa.