O prefeito da cidade de Olinda, Professor Lupércio, foi alvo de ataques racistas nas redes sociais. Na última segunda-feira (10), um de seus seguidores utilizou o direct do Instagram para mandar mensagens ofensivas: "Seboso". "Preto filho da P***".
Nesta terça-feira (11), Lupércio utilizou seu perfil no Instagram para denunciar a violência sofrida. "Preciso informar que ontem fui vítima de racismo. Já tinha sido vítima de racismo velado, mas ontem isso aconteceu de forma escancarada. Quero dizer que isso não me abala, mas precisa ser denunciado. Sou negro e tenho orgulho da minha cor", escreveu o prefeito de Olinda.
Apesar de não ter exposto nas redes sociais o perfil do autor que praticou os atos racistas, o Professor Lupércio pretende ir à delegacia denunciar o caso de racismo, segundo informações repassadas pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Olinda.
"É para combater desde cedo crimes como esse, que estamos distribuindo nas nossas escolas municipais uma Cartilha Antirracista. É preciso que todos saibam que o racismo é um mal para a sociedade. Racismo é crime!", escreveu Lupércio no seu Instagram.
O Ministério Público de Pernambuco orienta que a vítima de ataque racista, assim que puder, procure a Delegacia de Polícia Civil mais próxima de onde ocorreu o fato para registrar uma queixa.
No caso de crimes na internet é importante copiar o endereço do site (URL) em que o crime foi cometido. Tirar prints da tela com a URL, se possível a partir do computador. No celular não é possível printar a URL a partir dos aplicativos.
Denúncias também podem ser feitas através do MPPE, no Disque MP 127 (das 8h às 14h), ou pelo e-mail: gtracial@mppe.mp.br. Como denunciar crimes de racismo?