No dia 24 de junho é celebrado o São João, conhecido como "Santo Festeiro".
A data faz parte do calendário junino do país, que marca o mês de junho justamente por causa das tradicionais festas, danças e comidas típicas de milho.
A data foi escolhida em homenagem ao santo para lembrar o dia em que nasceu João Batista, o profeta que previu o nascimento de Jesus Cristo. O dia de São João faz parte do calendário da Igreja Católica.
Além de São João, também é celebrado no mês de junho o dia de São Pedro, no dia 29 de junho e o dia de Santo Antônio - conhecido como santo casamenteiro -, no dia 13 de junho.
LEIA TAMBÉM: Como acender uma fogueira de São João sem se queimar
Quem foi São João?
Segundo a bíblia, João Batista foi um dos 13 apóstolos de Jesus Cristo e foi aquele que batizou Jesus.
De acordo com o catolicismo, Jesus e João faziam parte da mesma família, já que suas mães, Maria (mãe de Jesus) e Isabel (mãe de João Batista) seriam primas.
VEJA TAMBÉM: MELHOR MENSAGEM DE SÃO JOÃO: frases para sobre o São João
João Batista era seis meses mais velho que Jesus e, de acordo com historiadores, ele teria se tornado um profeta que anunciou Cristo como “Cordeiro de Deus''.
Ele é conhecido na religião católica como testemunha da Luz, que no caso é Jesus.
A fogueira
Que participa das festas juninas sabe que um dos principais símbolos é a fogueira. Acesa na noite do dia 23 de junho - véspera de São João -, a fogueira simboliza a luz que João Batista pregava na sua história.
Além disso, a bíblia diz que Isabel teria feito uma fogueira para celebrar a gravidez de Maria.
Com informações de Brasil de Fato