Entregues no fim de 2022, parte dos quiosques da Orla de Boa Viagem precisaram modificar a estrutura para reforçar a segurança. De acordo com funcionários, a falta de policiamento possibilita a invasão dos quiosques e o furto de itens de trabalho dos comerciantes.
Grades foram instaladas em portas e janelas para tentar impedir furtos, invasões e depredações nos pontos comerciais da orla. Contudo, mesmo com a tentativa de proteção por parte dos comerciantes, funcionários dos quiosques optam por retirar eletrodomésticos portáteis no período da noite.
"Quem é daqui de Boa Viagem sabe que a segurança está muito prejudicada. Eu não me sinto seguro. Quando eu largo, levo microondas, liquidificador, air freyer. Tenho que levar tudo para um depósito. Antes da última reforma tentaram arrombar o quiosque que eu trabalho", relata Cláudio Márcio, que trabalha como funcionário de um quiosque há 14 anos.
No quiosque 14, o funcionário Maurício Jovelino explica que precisa dormir no local de trabalho por medo de invasão.
"Se a gente não dormir no quiosque eles arrombam. A gente tem medo de sair para comprar um pão e, quando voltar, o quiosque ter sido invadido. Quando a gente coloca grade, querem notificar. Deveria ter um policiamento mais efetivo", afirma.
Em nota, a Prefeitura do Recife informou que dispõe de 48 câmeras instaladas no local e que auxiliam no monitoramento de todo perímetro que compreende o território da orla.
Ainda segundo a gestão municipal, os 60 quiosques da orla foram entregues em março deste ano e contam com "estrutura mais moderna e dimensões maiores do que os antigos, pensados para manter aspectos de segurança, durabilidade, manutenção, funcionalidade e acessibilidade", afirma o comunicado.
Já a Polícia Militar de Pernambuco declarou que a Orla de Boa Viagem é de responsabilidade do 19º Batalhão e que emprega viaturas ordinárias, lançadas diuturnamente.
O efetivo comunicou que local conta com o programa Pernambuco Seguro e que, diariamente, são lançados policiais a pé e motorizados em rondas ostensivas por todo o seguimento litorâneo.
"Recentemente o Batalhão lançou a Operação Madrugada segura, em que duas viaturas patrulham ininterruptamente, do horário das 23h às 5h, todos os 60 quiosques. Dessa forma, o 19º BPM permanecerá trabalhando incessantemente para combater todo e qualquer crime contra o patrimônio na orla de Boa Viagem, garantindo que a população se sinta cada vez mais segura e o comércio local possa continuar a desenvolver livremente suas atividades", concluiu o posicionamento.
Dois homens suspeitos de praticarem assaltos na orla de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, foram presos em flagrante na madrugada desta sexta-feira (14).
Policiais militares da CIPMoto, que faziam rondas no Pina, foram acionados pelo rádio para a ocorrência. O efetivo informou que localizou três suspeitos com as características repassadas pela Central da corporação. De acordo com a Polícia Militar, os suspeitos estavam correndo em direção a Brasília Teimosa.