A Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco vai contar com reforço aéreo nas operações de resgate e na velocidade no transporte de órgãos. Nesta segunda-feira (4), a governadora Raquel Lyra, acompanhada do novo secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, participou da solenidade de incorporação do avião Embraer Seneca II à frota do Grupamento Tático Aéreo (GTA) do Estado. O encontro aconteceu no
"Pela primeira vez na história de Pernambuco, o Grupamento Tático Aéreo recebe uma aeronave de asa fixa para garantir mais agilidade e rapidez às forças operacionais de segurança. Esse avião vai agir, sobretudo, na Defesa Civil, mas também no Corpo de Bombeiros, não só em operações das forças policiais, mas no transporte e no deslocamento daqueles que precisam de socorro. Nós temos uma equipe capacitada dentro do GTA para operar a aeronave que faz parte da segurança pública de Pernambuco", ressaltou Raquel Lyra.
O comandante do GTA, coronel Câmara Júnior, explicou que o avião irá auxiliar no resgate de feridos e agilizar o transporte de órgãos destinados a pacientes à espera de transplantes. "Iremos utilizar tanto no apoio à atividade policial, no transporte em tropa, como na parte de defesa civil. Poderemos realizar transporte de feridos, de órgãos, de doentes. Então é uma ferramenta que está chegando para somar e otimizar o serviço que hoje é realizado pelo Grupamento Tático Aéreo", disse.
Batizada de Defesa 05, a aeronave foi disponibilizada pela Polícia Federal (PF) ao governo de Pernambuco, que passou a ser seu fiel depositário, atendendo à decisão da Justiça do Tocantins. O avião foi apreendido na operação "Tuup" da PF, que desarticulou uma quadrilha suspeita de adaptar aviões para o tráfico internacional de drogas.
O grupo é suspeito de fazer fretes para transportar grandes remessas de cocaína para a América Central, em aeronaves compradas e adaptadas no Brasil. As investigações apontam que os aviões usados nas ações criminosas eram modificados em um aeródromo privado
O nome da operação faz referência a “Tuup” palavra de origem Maia que indica a ação de colocar ou atear fogo, conduta adotada pelo grupo investigado para eliminar possíveis provas deixadas nas aeronaves utilizadas no transporte dos entorpecentes.
BENEFÍCIOS À POPULAÇÃO
Agora, o avião terá outra destinação. O Defesa 05 está preparado para atual como aeronave de carga, VIP e aeromédica. O avião é um bimotor de pequeno porte, de fabricação brasileira, modelo Embraer 810A, com autonomia de 5 horas de voo e capacidade para 2 tripulantes e 4 passageiros.