Depois do incêndio de grandes proporções que aconteceu no Mercado da Encruzilhada, no Recife, no início de setembro, outro incidente volta a ocorrer. Desta vez, em Jaboatão dos Guararapes, no Mercado das Mangueiras, no bairro de Prazeres. Por volta das 21h30 da terça-feira (14), moradores e trabalhadores da vizinhança do mercado público se assustaram com as chamas aingindo os boxes. Apesar do susto, ninguém ficou ferido e foram informados apenas prejuízos materiais.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 21h34 e enviou quatro viaturas para atender a ocorrência. De acordo com a corporação, o incêndio atingiu apenas três boxes do mercado, um na sua totalidade e outros parcialmente. Segundo os comerciantes, os Bombeiros chegaram rápido e o fogo foi rapidamente controlado, evitando que se alastrasse para as demais lojas do estabelecimento. No momento do incêndio, a movimentação de pedestres era intensa no local e tinha muita fumaça em decorrência das chamas.
As pessoas no local tentaram a pagar o fogo, mas só conseguiram jogar água na parte de fora dos boxes. Isso porque a estrutura metálica da portas e o fogo dificulltavam a abertura. Quando os Bombeiros chegaram conseguiram abrir os boxes e apagar o fogo por dentro.
CURTO-CIRCUITO PODE SER A CAUSA
O box que ficou completamente destruído pertence a um casal, que tinha um fiteiro no local, onde vendiam cigarro, canetas, balas etc. Eles ainda não conseguiram calcular o tamanho do prejuízo, mas comentaram que na terça-feira havia chegado remessa nova de produtos. A causa do incêndio pode ter sido um curto-circuito.
Além de destruir totalmente o box do casal, o fogo também atingiu a lateral de outro comercial, que pertence ao pai do dono do fiteiro incendiado. O incidente também deixou vários boxes sem energia elétrica e até a manhã desta quarta-feira (15) de feriado ainda não tinha previsão de quando a situação será resolvida.
Outros comerciantes do Mercado das Mangueiras comentaram que esse seria o quarto incêndio no estabelecimento, mas não souberam precisar as datas. Os incidentes nesses equipamentos públicos chamam atenção para a necessidade de manutenção nesses espaços, por onde circula um grande número de pessoas por dia e trabalham dezenas de comerciantes.
HISTÓRIA DO MERCADO
O Mercado das Mangueiras tem esse nome por conta das mangueiras que existiam no local antes da sua construção em 2008, e que foram preservadas durante a construção.
Erguido numa área de 11 mil m², o empreendimento irá reordenar o comércio informal do bairro. O novo espaço foi projetado para abrigar 1.000 feirantes que foram deslocados de quatro feiras livres das ruas da Linha, Almirante Dias Fernandes, Macaparana e Santo Elias.
Os ambulantes, instalados irregularmente no bairro, também foram relocados para o local. O investimento, em parceria com a iniciativa privada, foi de R$ 5 milhões. O espaço ofere aos clientes feira de frutas, verduras, carnes, peixes, frios e miudezas em geral.