NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Festa do Morro da Conceição de 2023 deve atrair 1,5 milhão de fiéis até 8 de dezembro; confira programação

Semana é marcada pela procissão de abertura, nesta terça-feira (28); diversas missas serão realizadas até a procissão de encerramento, dia 8

Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 27/11/2023 às 11:41 | Atualizado em 27/11/2023 às 11:50
Festa do Morro da Conceição, uma das maiores festividades católicas do Brasil - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

A popular Festa do Morro da Conceição de 2023, que chega aos 119 anos, deve atrair 1,5 milhão de pessoas em 10 dias.  A informação é do Padre Emerson Borges, reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em entrevista à Rádio Jornal na manhã desta segunda-feira (27).

A programação, que já começou em 16 de novembro com a pré-festa, será realizada até o dia 8 de dezembro, quando ocorrerá a grande procissão de encerramento.

Essa semana, inclusive, é marcada o início da procissão de abertura, nesta terça-feira (28). Será realizada uma concentração do Parque Urbano da Macaxeira, a partir das 17h, com rumo à Praça do Morro da Conceição para hasteamento da bandeira e Solene Celebração de Abertura da 119ª edição da festa.

Leia Também

"É uma alegria muito grande preparar todo o Santuário para acolher todos os fiéis. Não só aqueles do Recife, mas de todo o Estado, que vêm aqui anualmente para participar das novenas, todo dia 8 de dezembro. Muitas pessoas sobem para fazer a sua oração, para manifestarem a sua fé, junto à Nossa Senhora", disse Padre Emerson Borges.

O religioso ressalta que, a partir da quarta-feira (29), o Santuário realizará cinco missas por dia até o dia 7 de dezembro: às 7h, 9h, 11h, 1h e 16h. "A noite temos a novela solene, que não uma missa, mas sim um ritual próprio de renovação, preparando para a festa o dia 8".

'Padroeira afetiva'

Festa do Morro da Conceição, uma das maiores festividades católicas do Brasil - DIEGO NIGRO/JC IMAGEM

Em conversa com os convidados do programa Passando a Limpo, Padre Emerson tirou algumas dúvidas e revelou algumas curiosidades a respeito da festividade popular. "A Padroeira oficial do Recife é a Nossa Senhora do Carmo, mas Conceição entrou no coração do povo pernambucano, do povo do Recife. Ela consegue chegar em todos os corações, tornando-se uma padroeira afetiva."

Prova dessa forte relação com a santa é que quase 50 municípios declaram feriado por veneração. "É uma das devoções mais fortes do Estado, junto com a Nossa Senhora das Dores e a Aparecida. Cada lugar tem a sua particularidade no sentido de celebração. É interessante uma reflexão sobre um momento de unir todos os municípios, mas, quando olhamos para a demanda do Recife, para a questão do espaço físico, vemos que talvez não compataria", disse Borges.

"Podemos pensar em como fazer essa ligação maior com os outros municípios que celebram a Imaculada Conceição nod ia 8 de dezembro. Tem bastante gente que vem de outros interiores,q ue tem suas paróquias, mas querem vir ao Morro. É muito bonito. É um projeto futuro de como unir essas devoções no futuro, como desenvolver esse trabalho religioso."

Divino Pai Eterno

A novidade da edição é o acolhimento da imagem do Divino Pai Eterno, considerada a maior romaria da região Centro-Oeste do país, realizada todos os anos em Trindade (GO).

Por isso, no dia 7 de dezembro, haverá uma procissão com a imagem do Divino Pai Eterno, com concentração às 18h, no Largo Dom Luiz. A saída está prevista para às 19h, seguindo pela Rua Itacoatiara, que dá acesso à subida dos veículos, em direção à Praça do Morro da Conceição.

Festa do Morro da Conceição, uma das maiores festividades católicas do Brasil - BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

A Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro conta com apoio das corporações, companhias, secretarias, autarquias e dos órgãos das esferas municipal e estadual que auxiliam na execução das atividades antes, durante e após o evento.

A "Festa do Morro" teve origem a partir da comemoração do cinquentenário do Dogma da Imaculada Conceição, instituído pelo Papa Pio IX, em 1854. Em 8 de dezembro de 1904, foi inaugurado o monumento com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, pelo então bispo de Olinda, Dom Luiz Raymundo da Silva Britto. A partir desse dia, o Morro da Boa Vista ou Morro dos Oiteiros passou a ser denominado definitivamente como o Morro da Conceição.

Confira a programação da Festa do Morro de 2023:

Dias 29 de novembro a 7 de dezembro
Santas Missas - 7h, 9h, 11h, 14h. 16h (Santa Missa Solene)
Momento Mariano - 18h
Novena Solene - 19h30
Confissões - 7h às 11h30, e das 14h às 17h
Dia 5 de dezembro - Missa do Exército - 9h

Dia 8 de dezembro (Imaculada Conceição)
Santa Missa - Palco em frente ao Santuário:
0h / 2h / 4h / 6h / 8h / 10h / 12h /14h
Santa Missa dentro do Santuário:
1h/ 3h/ 5h/ 7h/ 9h/ 11h/ 13h/ 15h

Dia 8/12 - Procissão de encerramento - Imagem da Santa
Concentração - 14h30 - Estacionamento da Prefeitura do Recife
Saída - 15h - Estacionamento da Prefeitura do Recife / Ponte do Limoeiro/
Avenida Norte Miguel Arraes /Estrada do Morro da Conceição / Praça da
Conceição
Chegada -19h - Solene Celebração de Encerramento da 119ª Festa de Festa de
Nossa Senhora da Conceição do Morro
Pós-Festa - Santas Missas
Sábado (9) - 8h/ 10h30 / 16h / 19h30
Domingo (10) - 7h/ 9h/ 10h30 / 12h/ 16h / 18h

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS