Os pernambucanos podem monitorar o nível dos reservatórios do Estado em tempo real através do Sistema de Informações de Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco (SIRH), da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
A ferramenta tem como objetivo reunir de forma estruturada os dados gerados e as informações produzidas, assim como tornar mais eficientes e integrar processos internos, automatizando tarefas cotidianas e garantindo a qualidade dos dados.
A plataforma traz dados sobre os reservatórios, destacando aqueles que estão em colapso ou perto do vertimento, ou seja, perto de alcançar a capacidade máxima acumulada, características estruturais e também é possível identificar os reservatórios com maior capacidade de acumulação e também separar por tipo de uso principal, como abastecimento humano, irrigação ou controle de enchentes.
“O SIRH é um conjunto de ferramentas, de aplicativos com funcionalidades diversas e uma grande integração de bancos de dados relacionados a recursos hídricos e também à hidrometeorologia, a questão de segurança de barragens, gestão participativa, outorga, enquadramento, cobrança, os planos, os outros instrumentos da política de gestão de recursos hídricos", explicou Suzana Montenegro, Diretora Presidente da Apac.
"E é, essencialmente, além de um instrumento integrador, que tem como função principal a disponibilização de todas as informações para a sociedade, de uma maneira geral, para as instituições que integram o sistema de gestão de recursos hídricos. E, portanto, que promove a gestão participativa", afirmou.
MONITORAMENTO
A Apac tem como missão executar a Política Estadual de Recursos Hídricos, planejar e disciplinar o uso da água no âmbito do Estado de Pernambuco, gerenciar o monitoramento hidrometeorológico dos rios e reservatórios, realizar previsões de tempo e temperatura no Estado, conforme previsto na lei de criação da Agência.
Para acessar as informações do monitoramento dos volumes acumulados, percentual de acumulação em relação a capacidade total, situação atual e tipos de reservatórios de Pernambuco, basta acessar o site da Apac Reservatórios Monitorados - Painel SIRH (apac.pe.gov.br)