As chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife desde a madrugada desta sexta-feira (16) podem se estender até a manhã deste sábado (17), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mas com menos intensidade.
"Em relação à previsão, ao longo de todo dia de hoje continuaremos com muita instabilidade. O aviso meteorológico deverá ser renovado para o sábado, quando essa chuva continua. só que menos intensidade. E no domingo ainda teremos condições de muitas nuvens e Chuvas isoladas", disse a meteorologista do órgão Morgana Almeida, durante entrevista à Rádio Jornal.
Segundo ela, a precipitação intensa ocorreu pela atuação da Zona de Convergência Intertropical no Nordeste. "Na madrugada a gente teve uma intensificação desse sistema e com isso foi possível que algumas estabilidades se formassem na faixa litorânea e conseguissem adentrar o continente", explicou.
Municípios do Sertão de Pernambuco estão em situação de "perigo" de chuvas intensas, segundo classificação do Inmet. Isso significa que pode ocorrer precipitação entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Ainda, que há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
MUNICÍPIOS EM 'PERIGO' EM PERNAMBUCO
- Afrânio
- Araripina
- Belém do São Francisco
- Bodocó
- Cabrobó
- Calumbi
- Carnaubeira da Penha
- Cedro
- Dormentes
- Exu
- Floresta
- Granito
- Ipubi
- Itacuruba
- Lagoa Grande
- Mirandiba
- Moreilândia
- Orocó
- Ouricuri
- Parnamirim
- Petrolina
- Salgueiro
- Santa Cruz
- Santa Cruz da Baixa Verde
- Santa Filomena
- Santa Maria da Boa Vista
- São José do Belmonte
- Serra Talhada
- Serrita
- Terra Nova
- Trindade
- Triunfo
- Verdejante