Três moradores de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, ficaram desalojados após chuvas intensas caírem sobre parte do Estado desde a madrugada desta sexta-feira (16). Eles estão abrigados em casas de parentes, segundo a Prefeitura.
Duas delas saíram de casa, no bairro de Barra de Jangada, após o teto desabar e terem danos materiais. A outra, uma idosa, morava em Zumbi do Pacheco quando a casa foi alagada, atingindo seus bens.
A Secretaria Executiva de Serviços Urbanos do Jaboatão registrou a queda de quatro árvores, sendo três de grande porte e uma de pequeno porte, nos bairros de Curado III, Prazeres, Cajueiro Seco e Piedade. As operações de corte e recolhimento já foram concluídas.
Além disso, a Defesa Civil registrou uma árvore em risco de queda em Vila Rica.
A Defesa Civil do Jaboatão informa que mantém o Estado de Alerta e que as equipes técnicas estão mobilizadas para prestar assistência às famílias afetadas e garantir a segurança da população. Em caso de necessidade, a Defesa Civil do município deve ser acionada pelos números 0800 281 2099 e 99195-6655.
FAMÍLIA DESALOJADA NO AGRESTE
Uma família em Bom Conselho, no Agreste de Pernambuco, também está desalojada desde a noite dessa quinta-feira (15). Parte da estrutura do imóvel, incluindo uma parede, caiu em meio a uma enxurrada.
Segundo a Prefeitura de Bom Conselho, os moradores estão em casas de parentes. A gestão da cidade informou que uma equipe da Secretaria de Infraestrutura foi ao local fazer a limpeza da estrutura. Já a Secretaria de Assistência Social está fazendo, hoje, um levantamento mais detalhado.
"A chuva torrencial, de em torno de 1h30, provocou o acúmulo de água nos quintais e o rompimento dos muros, que desaguou nessa casa, que foi a mais danificada", disse o chefe da Defesa Civil do município, Thiago Ferraz.
Thiago afirma que, agora, será feita uma avaliação na estrutura do imóvel e que a família pode passar a receber um aluguel social.
Outras quatro casas também foram atingidas, contudo, os moradores já conseguiram retornar às residências.
"Tivemos alagamentos em Bom Conselho, casas afetadas e em torno de 20 pessoas desalojadas, mas que foram prontamente atendidas pela Prefeitura", disse o secretário executivo de Proteção e Defesa Civil do Estado, Coronel Clóvis Ramalho, durante entrevista à Rádio Jornal.
Segundo o secretário, essa foi a ocorrência mais significativa em Pernambuco até então. Não há registros de deslizamentos de barreira até o momento.
"Tivemos alagamentos em Bom Conselho, casas afetadas e em torno de 20 pessoas desalojadas, mas que foram prontamente atendidas pela prefeitura", disse o secretário