Pernambuco enfrentou fortes chuvas entre a noite de quinta-feira (15) até a manhã desta sexta-feira (17), que causaram danos da Região Metropolitana do Recife ao Agreste do Estado. Entre eles, estão alagamentos, enxurradas, desabamentos e outros danos urbanos. Ainda, há o registro de pelo menos 36 desalojados.
Três pessoas tiveram que deixar suas casas em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Dois saíram após o teto da casa onde moravam, no bairro de Barra de Jangada, desabar. Já uma idosa, que residia no Zumbi do Pacheco, saiu após a casa ter sido alagada, atingindo seus bens materiais.
Em Bom Conselho, no Agreste, 20 pessoas chegaram a precisar sair de casa após uma enxurrada ainda durante a tarde de quinta. Contudo, quatro casas voltaram a ser ocupadas após uma limpeza. Uma família, que residia na casa que foi mais atingida, segue abrigada na casa de parentes.
"A chuva torrencial, de em torno de 1h30, provocou o acúmulo de água nos quintais e o rompimento dos muros, que desaguou nessa casa, que foi a mais danificada", disse o chefe da Defesa Civil do município, Thiago Ferraz.
Em Garanhuns, 13 pessoas estão também desalojadas, quatro edificações foram interditadas e duas casas desabaram, sem vítimas.
A cidade foi afetada sobretudo em um trecho de obras que estão sendo realizadas na Rua Antônio Paulo de Miranda, realizadas justamente para resolver o problema histórico do escoamento das águas pluviais na localidade.
"Como pode ser visto em vídeos, o volume das águas foi muito grande, pois afunila na Rua Antônio Paulo de Miranda, advindas de várias regiões do bairro da Boa Vista e Centro da Cidade, por isto o projeto complexo que está em andamento", disse a Prefeitura, em nota.
A Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do Estado registrou queda de árvores em Abreu e Lima, Paulista e Olinda.
Duas casas ficaram destelhadas em Abreu e Lima e outras oito em Timbaúba, na Zona da Mata.
A Defesa Civil do Estado afirmou que permanece em constante contato junto aos municípios para averiguar novas ocorrências, a fim de dar o suporte necessário caso necessitem.
PREVISÃO DO TEMPO
As chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife desde a madrugada desta sexta-feira (16) podem se estender até a manhã deste sábado (17), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mas com menos intensidade.
"Em relação à previsão, ao longo de todo dia de hoje continuaremos com muita instabilidade. O aviso meteorológico deverá ser renovado para o sábado, quando essa chuva continua. só que menos intensidade. E no domingo ainda teremos condições de muitas nuvens e Chuvas isoladas", disse a meteorologista do órgão Morgana Almeida, durante entrevista à Rádio Jornal.
Segundo ela, a precipitação intensa ocorreu pela atuação da Zona de Convergência Intertropical no Nordeste. "Na madrugada a gente teve uma intensificação desse sistema e com isso foi possível que algumas estabilidades se formassem na faixa litorânea e conseguissem adentrar o continente", explicou.
Municípios do Sertão de Pernambuco estão em situação de "perigo" de chuvas intensas, segundo classificação do Inmet. Isso significa que pode ocorrer precipitação entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Ainda, que há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
MUNICÍPIOS EM 'PERIGO' EM PERNAMBUCO
- Afrânio
- Araripina
- Belém do São Francisco
- Bodocó
- Cabrobó
- Calumbi
- Carnaubeira da Penha
- Cedro
- Dormentes
- Exu
- Floresta
- Granito
- Ipubi
- Itacuruba
- Lagoa Grande
- Mirandiba
- Moreilândia
- Orocó
- Ouricuri
- Parnamirim
- Petrolina
- Salgueiro
- Santa Cruz
- Santa Cruz da Baixa Verde
- Santa Filomena
- Santa Maria da Boa Vista
- São José do Belmonte
- Serra Talhada
- Serrita
- Terra Nova
- Trindade
- Triunfo
- Verdejante