Capital estadual mais antiga do País, o Recife completa 487 anos no próximo dia 12 de março. A data será celebrada com uma série de atividades realizadas pelas Forças Armadas neste sábado (9) e domingo (10), além do dia 16 de março. As atividades estão sendo programadas pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo e Lazer.
A programação conta com visita a um navio da marinha do Terminal de Passageiros, neste sábado, das 8h às 15h; no domingo, ocorrem apresentações de bandas marciais e sinfônicas de fuzileiros navais no Marco Zero, às 11h. No mesmo dia, a Praça ainda recebe manobras da Esquadrilha da Fumaça, às 16h.
Ainda no domingo, a partir das 10h, a praia de Boa Viagem assistirá a uma demonstração de salto livre do Exército. Encerrando a programação, no dia 16 de março, uma exposição de equipamentos do Exército será realizada no Parque da Macaxeira, 10h às 20h.
Navio NAM Atlântico
Neste sábado, a cidade vai recepcionar o NAM Atlântico, maior navio de guerra da Marinha do Brasil. A embarcação estará aberta à visitação pública no Terminal Marítimo de Passageiros, das 8h às 15h.
Com 208 metros de comprimento e uma boca (largura) de 31,7 metros, o “Atlântico” foi adquirido pela Marinha Real Britânica em 2018, sendo projetado para uma variedade de missões, incluindo controle de áreas marítimas e projeção de poder sobre terra, mar e ar.
Os visitantes poderão conhecer o convés de voo (área onde as aeronaves pousam), o passadiço (estação de comando) e outras partes de cima do navio. Aeronaves da Marinha estarão em exposição.
Apresentações
No domingo (10), duas apresentações ocorrem na Praça do Marco Zero. Às 11h, o público poderá conferir a Banda Marcial do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (CGCFN), e, às 17h, a Fuzishow, Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais. As apresentações serão marcadas por uma mistura de músicas populares e eruditas.
Esquadrão da fumaça
No mesmo dia, o Marco Zero também receberá manobras da Esquadrilha da Fumaça, a partir das 16h. Os aviões utilizados, atualmente, para a demonstração aérea são os Embraer A-29 Super Tucano.
A demonstração tem duração aproximada de 35 minutos e conta, geralmente, com cerca de 50 acrobacias, seja de maneira isolada com apenas um A-29 ou com 2 até 7 equipamentos voando em formação. Toda apresentação conta com sete pilotos em sete aeronaves. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução.
Os aviões que promovem o espetáculo são os mesmos que fazem a defesa das fronteiras Norte e Noroeste do País. “A apresentação existe para divulgar o trabalho da Força Aérea Brasileira, para atrair o profissional que tenha interesse em ingressar na aviação, além de promover a integração entre o público civil e militar”, diz o Tenente-Coronel Eduardo Maia Arantes, Chefe da Assessoria de Apoio Jurídico do Segundo Comando Aéreo Regional.
Salto livre em Boa Viagem
Ainda no domingo (10), a partir das 10h, a praia de Boa Viagem, na Zona Sul, vai assistir a uma demonstração de salto livre realizada pela equipe de salto livre do Exército, chamada de “Os Cometas”.
"Ao longo da apresentação, os paraquedistas realizam uma série de manobras no ar, inclusive, saltando com bandeiras, entre elas a bandeira de Pernambuco e da Cidade do Recife, de forma a homenagear o povo pernambucano e o recifense haja vista a importância do evento", diz o coronel Antoine Cruz, Oficial de Ligação do Comando Militar do Nordeste com a Brigada Paraquedista.
Exposição militar
No dia 16 de março, uma Exposição do Exército será montada no Parque da Macaxeira, na Zona Norte. O público terá acesso a uma variedade de equipamentos de emprego militar, com viaturas e motocicletas, assim como outras tecnologias utilizadas pelo Exército.
A programação segue com a apresentação da Banda do Comando Militar do Nordeste, uma demonstração dos Cães de Guerra do 4º Batalhão de Polícia do Exército, e atividades recreativas para o público infantil.