Idealizado com a intenção de reconhecer e premiar mulheres talentosas que fazem a diferença no exercício profissional em Pernambuco, o Prêmio Tacaruna Mulher foi realizado nesta quinta-feira (7), véspera do Dia Internacional da Mulher. A solenidade da 24ª edição da premiação ocorreu na recepção do cinema UCI Kinoplex Shopping Tacaruna, com as homenageadas recebendo o Troféu Feminilidade, criado pela artista plástica Margot Monteiro, uma das vencedoras do Prêmio Tacaruna Mulher, no ano de 2004.
O Prêmio Tacaruna Mulher 2024 homenageou nove mulheres nas respectivas categorias: Ana Brito (Medicina e Saúde), Ana Rita Sá Carneiro (Design, Arquitetura e Decoração), Bia Pankararu (Ação Social), Bianca Ferreira Teixeira (Atividades Jurídicas), Carla Seixas (Comunicação), Flávia Suassuna (Cultura), Laís Xavier (Política, Economia e Negócios), Mariana Amazonas (Moda) e Virgínia Lorena (Educação).
“Criamos a premiação de forma pioneira, em 2001, e não paramos mais. Ao longo desses anos tivemos a honra de mostrar histórias lindas de mulheres de garra e força, que desempenham com maestria suas profissões e inspiram novas gerações”, destacou Sandra Arruda, superintendente do Shopping Tacaruna.
A Diretora de Comunicação Coorporativa do Grupo JCPM, Carla Seixas, valorizou a iniciativa e destacou a importância da premiação. "Essa homenagem que o Tacaruna faz anualmente, há 24 anos, discutindo a importância da mulher no mercado de trabalho, mostra que está muito à frente de outras instituições e outras empresas, reconhecendo as mulheres que se destacam no mercado. E, para mim, foi uma emoção muito grande receber essa essa homenagem porque eu pude parar um pouco olhar para trás e revisitar a minha trajetória. Então, se eu puder dizer alguma coisa para todas as mulheres que estão no mercado é que olhem para as suas próprias trajetórias e se orgulhem delas", falou Carla Seixas.
Escolha das premiadas
Os nomes femininos de destaque nas áreas premiadas são sugeridos através de uma comissão que indica as possíveis ganhadoras. Em seguida, é montada uma lista com os perfis das indicadas que é votada por uma comissão julgadora – composta por jornalistas, publicitários, juristas, médicos, empresários e outros profissionais das nove categorias representadas na premiação.
São formadores de opinião e notáveis da sociedade pernambucana que têm a tarefa de escolher nove nomes em uma lista composta por mais de 100.