O Comando Militar do Nordeste (CMNE), no Curado, Zona Oeste do Recife, realizou solenidade na manhã desta sexta-feira (19) em alusão ao dia do Exército. No evento, foram relembrados os fatos históricos da Batalha de Guararapes, que ocorreu há 376 anos no Monte dos Guararapes, localizado na atual Jaboatão dos Guararapes.
A celebração foi presidida pelo General de Exército, Maurílio Miranda Netto Ribeiro, Comandante do CMNE, e contou com a presença de autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado e Federais, com destaque para o Capitão Veterano Severino Gomes de Souza, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira.
Participaram ainda empresários pernambucanos, docentes de diversas instituições de ensino, veteranos e antigos integrantes da Força.
"O Exército brasileiro e os seus mais de 200 mil homens e mulheres que estão distribuídos nas diversas organizações militares do país continuam na mesma disposição para defender a pátria e atender a todos os anseios da nação brasileira. A mesma disposição desde sua origem na batalha dos Montes Guararapes, quando os índios, negros e brancos se uniram em armas para defender a terra que chamavam de pátria", disse o comandante Miranda.
Durante o evento, o Comandante Militar do Nordeste condecorou o Capitão Veterano Severino Gomes de Souza com a Medalha de Tributo a Força Expedicionária Brasileira. Em seguida, homenageou personalidades civis e militares com condecorações e com o Diploma de Colaborador Emérito do Exército.
A Ordem do Dia do Comandante do Exército destacou, dentre outros, a capacidade de superação do soldado brasileiro, a dedicação integral ao serviço dos homens e mulheres que integram a Força, assim como a importância da união e coesão dos militares.